Escolas municipais de Mogi das Cruzes celebram os 125 anos do pintor Chang Dai-Chien e seu legado

08 de maio de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na próxima sexta-feira (10/05), serão celebrados os 125 anos do nascimento do renomado pintor chinês Chang Dai-Chien, que viveu por cerca de 20 anos no distrito de Taiaçupeba. Para comemorar este marco, os alunos da EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, em Taiaçupeba, começaram um ciclo de visitas a partir desta quarta-feira (08/05) até o dia 20, à estátua feita em homenagem a Chang pelo artista mogiano, Fabiano Spike. As visitas realizadas pela escola contam com a parceria da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), que também promoveu uma formação sobre o artista para as unidades escolares do Programa de Escola de Tempo Integral.

A escultura está localizada na antiga propriedade do pintor, em Taiaçupeba, inundada pela Represa do Rio Jundiaí no final da década de 1980. O local abrigava o “Jardim das Oito Virtudes”, criado por Chang, e que trazia referências à tradição oriental. O espaço chegou a atrair pessoas ilustres de todo o Brasil, durante o século XX, e serviu como fonte de inspiração para as próprias obras do artista. Além da visita, os estudantes da unidade escolar estão fazendo pinturas, desenhos, além da criação de versos e poemas em sala de aula. As ações têm como base os temas retratados por Chang, como montanhas, flores, nuvens entre outros.

Outras escolas da rede municipal também receberam mais informações sobre o legado do artista. Em abril, um material de estudo com artigos, textos e vídeos sobre as obras do pintor foi disponibilizado, durante um encontro formativo, para todas as escolas de tempo integral da rede municipal. Popularmente conhecido como “Picasso Chinês”, Chang Dai-chien era um expoente da pintura tradicional chinesa, mas adotou elementos que o aproximaram do expressionismo a partir de 1960 e é considerado até hoje um mestre moderno da arte oriental, além de ser lembrado como um dos pintores mais premiados do século XX.

A programação também conta com uma mesa-redonda sobre a história, o legado e a importância do pintor, para a arte mundial e para a cidade. O encontro será divulgado na próxima sexta-feira (10/05), data de aniversário do pintor. Participaram da conversa os técnicos de Arte do Deped, Geraldo Monteiro Neto e Luiz Alberto de Souza; a professora da EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, Paula Savelli e os artistas plásticos Victor Kinjo e Fabiano Spike.

Na mesma data, será lançado o site um site www.changdaichien.com.br, onde serão disponibilizados vários materiais sobre o legado do artista chinês. O site é uma iniciativa da Rádio Caramelo Taiá e apoio da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, por meio do Programa de Fomento à Arte e Cultura (PROFAC), e da produtora cultural Água Viva.

A cineasta Weimin Zhang, diretora do documentário "Da Cor e da Tinta", que fala sobre o legado de Chang, gravou uma mensagem que será disponibilizada junto à mesa redonda. O conteúdo será divulgado no canal do Youtube da Secretaria de Educação.