1ª etapa de Centro de Reservação é concluída com entrega de reservatório na Vila Pomar

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

12 de agosto de 2020

O prefeito Marcus Melo e vice, Juliano Abe, entregaram na manhã desta quarta-feira (12/08) o novo reservatório de água da Vila Pomar. Com capacidade para 8 milhões de litros, a estrutura integra a primeira de cinco etapas de implantação do futuro Centro de Reservação Vila Moraes – fase que inclui uma estação elevatória e uma adutora de 5 quilômetros que enviarão a água do reservatório da Vila Natal para o da Vila Pomar. As redes de distribuição serão licitadas nas etapas posteriores.

O Centro de Reservação será um sistema de água tratada para abastecimento de uma região onde vivem 68 mil pessoas. O investimento é de R$ 14,3 milhões (divididos entre Município e Governo Federal). Especificamente para fornecimento e montagem do novo reservatório, foram R$ 2,4 milhões.

O reservatório da Vila Pomar é o terceiro maior da cidade e o segundo entre as estruturas próprias do Semae. Fica atrás apenas dos reservatórios da Vila Natal (15 milhões de litros) e do Jardim Santa Tereza (que pertence à Sabesp e armazena 20 milhões de litros).

Após concluído todo o Centro de Reservação Vila Moraes, incluídas as redes de distribuição e considerando as cinco etapas, o sistema atenderá, além da própria Vila Moraes e da Vila Pomar, diversos bairros do entorno: Parque Olímpico, Vila Brasileira, Vila Melchizedec, Vila da Prata e Residencial Thayza, entre outros.

A maioria dos loteamentos beneficiados com o novo sistema já é atendida atualmente com abastecimento de água. Mas o crescimento da cidade exige investimento para ampliar o sistema e deixá-lo preparado para novas demandas, que são constantes.

Também participaram da entrega o diretor-geral do Semae, Glauco Luiz Silva e o secretário municipal de Obras, Thiago Takeuchi.

Outros investimentos
Além do Centro de Reservação Vila Moraes, o Semae e a Prefeitura investem em outras obras de abastecimento, como os sistemas Jundiapeba e Vila Oroxó, estão com 70% das obras finalizadas e atenderão, juntos, 61 mil pessoas. O investimento na primeira e segunda etapas é de R$ 9,8 milhões, sendo R$ 7,6 milhões nos reservatórios (R$ 4,1 milhões no Oroxó e R$ 3,5 milhões em Jundiapeba) e R$ 2,2 milhões para a construção das bases.

Na terça (11/08), o prefeito entregou a primeira etapa de implantação de um sistema de abastecimento de água nas Chácaras Guanabara. O investimento do Semae foi de R$ 2,4 milhões na perfuração de um poço, instalação de reservatório de 400 mil litros e construção da casa de química para tratamento da água. Nesta etapa da obra, são atendidas cerca de 1.600 pessoas.

Nos últimos anos, o Semae e a Prefeitura destinaram mais de R$ 44 milhões (considerando obras concluídas e em andamento) a ações para melhorias de seu sistema de captação, tratamento e distribuição de água, em serviços de ampliação das redes de distribuição, reservação e controle de perdas.

As principais obras são a setorização de Braz Cubas, modernização do sistema de abastecimento Jardim Bela Vista, instalações de geração e dosagem do dióxido de cloro na Estação de Captação e Recalque 2 (ECR-2), reforma e readequação da ECR-2 e setorização do sistema de distribuição de água da ETA Leste (em andamento e com previsão de conclusão em setembro de 2021), entre outros investimentos.