3ª Conferência Municipal de Cultura será realizada neste sábado no Centro Cultural

Secretaria de Cultura

13 de dezembro de 2019

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoverá neste sábado (14/12), a partir das 9 horas, a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O foco do encontro será apresentar com detalhes o Plano Municipal de Cultura, que acaba de ser aprovado na Câmara Municipal. O evento vai acontecer no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, tem entrada gratuita e é aberto a todos os interessados.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explica que o plano será apresentado de forma global e também debatido em rodas separadas, conforme os eixos temáticos presentes no próprio documento. “A intenção é que todos conheçam o plano um pouco mais a fundo. Depois faremos rodadas de apresentação, em que cada grupo vai eleger um mediador e ele vai falar quais impressões tiveram do plano, além de pensar em saídas e ações para que as metas sejam atingidas. E, ao final, vamos abrir o microfone para todos se manifestarem”, explicou.

A previsão é que a conferência se estenda até as 14 horas. Após esse horário, o 6ª Salão de Artes, que ocupa a Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no piso térreo do prédio e também a Biblioteca Municipal "Benedicto Sérvulo de Sant´Anna", no segundo andar do edifício, ficam abertos para visitação.

O Plano Municipal de Cultura visa estabelecer um planejamento de políticas públicas para o setor cultural em um período de 10 anos – 2020/2030. Ele foi elaborado de forma participativa, a partir do diálogo com a sociedade civil. Após anos sendo debatido, ele entrou em 2019 na reta final de elaboração.

Por isso, foi submetido a diversas consultas públicas e reuniões temáticas, envolvendo o número maior possível de opiniões e desejos de agentes culturais, grupos organizados e também da população de uma forma geral. Além de reuniões presenciais, realizadas no Centro e em bairros descentralizados, a população também pôde opinar a respeito do plano por meio de plataforma online, disponibilizada pela Secretaria de Cultura e Turismo.

As propostas resultantes do processo de consulta pública foram compiladas a inseridas no texto da lei. No dia 17 de julho foi realizada a última audiência pública sobre o tema, com a aprovação da minuta por parte dos presentes. A mesma minuta passou por aprovação do Comuc, retornou ao Executivo e foi enviada em agosto para a Câmara Municipal.

PROFAC

Durante a abertura da 3ª Conferência Municipal de Cultura, serão assinados os termos de publicação dos editais do Programa de Fomento à Arte e Cultura (PROFAC) referentes a 2020. A expectativa é financiar até 43 projetos culturais no próximo ano, com um orçamento total disponível para o fomento de R$ 720 mil. Vale ressaltar que o edital recém-publicado e destinado a financiar projetos de até cinco territórios culturais, já está inserido nessa quantia.

Isso representa um crescimento significativo perante os números de 2019, em que 27 projetos foram financiados, com recurso total de R$ 425 mil. Os editais, que receberão inscrições a partir da próxima segunda-feira (16/12), vão contemplar os seguintes segmentos: mostras e festivais, artes cênicas, artes visuais, cinema, vídeo e multimeios, transversalidade cultural, literatura e publicações, fotografia, música e patrimônio histórico. Haverá também editais destinados à seleção de entidades que vão auxiliar a Prefeitura na organização de eventos como a Semana do Hip Hop e o Festival de Culturas Negras.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, explica que a Secretaria decidiu antecipar a publicação dos editais, para agilizar o processo de financiamento como um todo, possibilitando que os projetos culturais sejam concretizados o quanto antes.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde a 3ª Conferência Municipal de Cultura será realizada, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)