Afogado fará parte do cardápio das escolas municipais nesta quinta-feira

24 de maio de 2017

O afogado, prato típico mogiano servido na Festa do Divino Espírito Santo, fará parte do cardápio de mais de 200 unidades escolares da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (25/05), data de início da festividade em Mogi das Cruzes. Na Escola Municipal Desembargador Armindo Freire Mármora, na Vila Nova Aparecida, o prato foi servido nesta quarta-feira (24/05) com a presença do prefeito Marcus Melo, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo. O objetivo da atividade é valorizar a cultura e a história da cidade.

O prato foi aprovado pelos alunos da unidade escolar. As crianças faziam fila no refeitório para repetir. “É a comida mais gostosa feita aqui na escola. O prefeito contou para a gente um pouco da história do prato, é a primeira vez que eu como”, contou Maria Rita Stockwell, 10 anos, aluna do 5º ano do ensino fundamental. Na escola, o prato foi servido para 655 alunos, sendo 76 da educação infantil e 579 no ensino fundamental. A unidade faz parte do Programa Escola de Tempo Integral.

Para o prefeito, servir o afogado nas escolas representa lembrar a cultura e tradição da cidade. “É um prato tradicional e delicioso. Em um trabalho da Secretaria de Educação, em especial o Departamento de Alimentação Escolar, as crianças estão tendo contato com o afogado, que só é feito em Mogi das Cruzes. Tem tradição, história e um porquê de fazer parte do cardápio nesta quinta. São 404 anos de história da Festa do Divino em nossa cidade”, disse. O alimento existe desde o século XVI, quando os bandeirantes adotaram a cidade como ponto de repouso e os tropeiros circulavam pela região, vendendo gado e mercadorias.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou a importância da interação entre as crianças. “É um trabalho de resgatar as origens, que com o tempo vão se perdendo. Foi uma alegria ver as crianças comendo uma comida diferente e todos tinham alguma coisa para comentar sobre o afogado, o que proporcionou uma grande integração entre as crianças”, disse. As unidades escolares receberam um informativo com a história do prato, a receita e as informações nutricionais.

A preparação do prato nesta quinta-feira (25/05) utilizará 2,3 mil quilos de carne, 1.538 quilos de batata, 460 quilos de tomate e 510 quilos de farinha de mandioca, além de salsão, louro, alho, jiló, cebola, salsa e pimentão. Acompanha o prato, uma salada de escarola, em que serão utilizados 549,6 quilos da verdura fornecida pela agricultura familiar, diferencial da merenda mogiana.

A merenda de Mogi das Cruzes é reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. Em abril de 2017, 54.429 alunos foram atendidos pela merenda escolar mogiana, entre alunos da rede municipal de ensino, projetos sociais das secretarias municipais de Assistência Social e Cultura e o Crescer. São cerca de 179 mil refeições feitas e distribuídas diariamente. A diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Eliana Mangini, também participou da visita. (Kelli Correa Brito)