Afogado será destaque no cardápio das escolas municipais nesta quinta-feira

16 de maio de 2018
O afogado é um prato que faz parte da cultura mogiana e está presente na Festa do Divino Espírito Santo, que tem mais de 400 anos de história em Mogi das Cruzes. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

O afogado, prato típico mogiano servido na Festa do Divino Espírito Santo, fará parte do cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (17/05). O prato será servido para os mais de 45 mil alunos das 205 escolas municipais e creches da cidade. O alimento existe desde o século XVI, quando os bandeirantes adotaram a cidade como ponto de repouso e os tropeiros circulavam pela região, vendendo gado e mercadorias.

As unidades escolares receberam um informativo com a história do prato, a receita e as informações nutricionais para desenvolverem atividades com os alunos em sala de aula. “É um trabalho de resgatar as origens da cultura de nossa cidade, uma tradição com mais de 400 anos de história”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Além do aspecto cultural, o afogado conta com um alto valor nutritivo. A carne possui minerais importantes como o ferro, vitaminas do completo B6 e B12, entre outros e a batata, rica em fósforo e vitamina C.

A preparação do prato nesta quinta-feira (17/05) utilizará 1.724 mil quilos de carne, 1.708 quilos de batata e 836 quilos de farinha de mandioca, além de salsão, louro, jiló e pimentão. A merenda de Mogi das Cruzes é reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. São cerca de 185 mil refeições feitas e distribuídas diariamente. (Kelli Correa Brito)