Agricultura familiar fornecerá mais de 220 toneladas de alimentos para a merenda escolar

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

15 de agosto de 2019

O prefeito Marcus Melo assinou na tarde desta quinta-feira (15\08) o contrato para fornecimento de 228.062 quilos de alimentos produzidos pela agricultura familiar para a merenda escolar da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com os produtos fornecidos por três cooperativas da região serão atendidos 47.280 alunos em 203 unidades escolares.

O investimento total do contrato será de R$ 1.000.648,42. Mogi das Cruzes é um dos poucos municípios brasileiros, que cumpre a meta de investir 30% do valor repassado pelo programa para a compra de produtos da agricultura familiar. “Nosso objetivo é estimular a agricultura local, comprando produtos da nossa região e também introduzindo a alimentação saudável para nossas crianças”, disse o Melo.

Para o chefe do executivo, o trabalho junto aos agricultores também tem como foco a desburocratização. “Temos o compromisso de apoiar os empreendedores do ponto de vista da burocracia. Estamos conversando junto ao secretário de Estado da Agricultura sobre a outorga dos hidrômetros e esperamos que nosso pleito seja atendido, assim como foi na questão do ICMS”.

O secretário de Agricultura, Renato Abdo, destacou a integração entre as secretarias e o trabalho em conjunto com os produtores para a compra dos alimentos. “Abrimos este caminho há quatro anos e temos um trabalho consolidado, que depende de várias mãos, inclusive do nosso Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Todos trabalhamos juntos, Agricultura, Educação, Gestão e as cooperativas para que tudo aconteça”, disse. A ação faz parte do programa Mogi é Agro, desenvolvido pela Pasta, que promove iniciativas em prol do desenvolvimento da agricultura mogiana.

Serão fornecidos acelga, alface crespa, cebolinha, couve-flor, couve manteiga, escarola, repolho liso, salsa, beterraba, cenoura, chuchu e abobrinha pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região – COOPROJUR, Cooperativa de Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê – COOPAVAT e COOAIPRO – Cooperativa de Produtores Familiares de Santa Isabel.

O evento contou com a presença dos alunos da escola municipal do bairro, a EM João Antonio Batalha. “Esta parceria com os produtores também faz com que nós e as nossas crianças tenham orgulho do campo”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Os alunos da rede municipal recebem refeições balanceadas e no período integral, que atende mais de 23,5 mil estudantes, são oferecidas cinco refeições.

O vice-prefeito Juliano Abe destacou os investimentos da Administração Municipal em Jundiapeba e o compromisso da administração com os produtores. “O Distrito está recebendo novos equipamentos, como uma UPA e um hospital dia, novas creches e um Cempre o novo Pólo de Segurança. É uma gestão que acredita em quem trabalha e produz em nossa cidade”, disse.

Participaram do evento os vereadores Antonio Lino, José Francimário Vieira de Macedo, Rodrigo Romão e Pedro Komura, além dos presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Gildo Takeo Saito e do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais, Benedito de Almeida.  O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) foi representado por Maria José Policarpo Giovanini, que preside o colegiado. (Kelli Correa Brito)