Alegria marca formatura de alunos dos cursos de maquiagem, corte e costura, manicure e pedicure

Fundo Social

22 de junho de 2017

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes realizou, nesta quinta-feira (22/06) à tarde, no Polo Regional da Escola de Beleza, na Vila Brasileira, a formatura de 70 alunos que concluíram cursos profissionalizantes nas áreas de moda e beleza. O prefeito Marcus Melo, o vice Juliano Abe, a presidente do Fundo Social, Karin Melo, e o vereador Edson Santos fizeram a entrega dos diplomas e destacaram a importância da formação educacional para geração de emprego e renda.

“Este é um momento muito gratificante, pois vemos a alegria estampada no rosto de cada formando. São pessoas que se dedicaram às aulas durante meses e agora vão aumentar os ganhos que já possuem ou mesmo entrar no mercado, ajudando no orçamento familiar. É comum percorrer os bairros e encontrar pessoas que fizeram os cursos do Fundo Social e que relatam como isso ajudou a melhorar a qualidade de vida da família”, disse Karin Melo, que agradeceu a empresa Vult, parceira nos cursos de maquiagem.

O prefeito Marcus Melo lembrou que o Brasil vive uma grave crise econômica, mas fez questão de frisar que, em momentos difíceis como este, é fundamental investir em formação profissional e qualificação: “Vocês estão no caminho certo e aproveito para parabenizar cada uma pela dedicação e empenho”, afirmou. O vice Juliano Abe também destacou a importância dos cursos: “Recentemente, encontrei um cidadão que concluiu um curso no antigo CIP, atual Crescer, e isso marcou muito a sua vida”, observou. O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, e a coordenadora do Escola de Governo e Gestão, Marinês Piva, também prestigiaram a formatura.

No total, 30 alunos concluíram o curso de maquiador, sendo 14 no período da manhã e de 16 à tarde. Já o curso de corte e costura teve 20 formandos, enquanto o de curso de manicure e pedicure foi concluído por 20 alunos. Uma das alunas que concluíram o curso foi Elkiza Arruda Mariano, moradora do Jardim Layr. Ela já trabalha na área de beleza e, com o curso de maquiagem, espera montar um salão de beleza: “O curso foi ótimo, durou três meses e aprendi novas técnicas que vou usar quando tiver meu próprio negócio”, disse.

Ao seu lado, a colega Mariana Aparecida Breves da Silva também estava animada para receber seu diploma. Ela concluiu o curso de maquiagem, mas, ao contrário de Elkiza, ainda não trabalha na área. Isso não a desanima, pelo contrário: “É uma área que está crescendo e que precisa de novos profissionais. Gostei das aulas, aprendi coisas interessantes e vou colocar em prática”, comentou.

Tradição

Os cursos oferecidos pelo Fundo Social tem tradição na cidade. Em mais de 90% dos casos, os alunos conseguem aumentar os ganhos ou entrar no mercado após a conclusão dos cursos. Além dos cursos de corte e costura, maquiagem e manicure e pedicure, o Fundo Social oferece cursos na Padaria Artesanal e Escola de Moda (ambos no Polo da Vila Brasileira), além do tradicional Mãos na Massa, que acontece nos bairros da cidade, em igrejas e associações, a partir de solicitações dos moradores.

No dia 26 de maio deste ano, foi realizada a formatura das primeiras turmas deste ano do Mãos na Massa. Entre os meses de fevereiro e maio, formaram-se no curso um total de 106 alunos, de vários bairros. Eles aprendem todas as técnicas para o preparo de bolos e pães, doces e salgados. O Mãos na Massa também ensina noções de empreendedorismo e o manuseio correto de alimentos. Mais informações sobre os cursos do Fundo Social podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. (Marco Aurélio Sobreiro)