Almoço Família Solidária será realizado neste domingo no Clube Náutico

Fundo Social

21 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes promove neste domingo (24/03) a segunda edição do almoço Família Solidária. O evento reunirá pessoas dispostas a fazer o bem atuando em prol de entidades e projetos sociais do município. Tudo o que for arrecadado com a venda dos convites será revertido para o Centro Unificado de Artes e Esportes - CEU das Artes (Vila Nova União) e para a ONG Cabelegria.

O almoço será das 12h às 16h, no Clube Náutico Mogiano, que fica na rua Cabo Diogo Oliver, 758, no Mogilar e o cardápio reunirá feijoada e porco no rolete. Quem comandará a cozinha é o chef Adan Garcia, parceiro do Fundo Social, que já liderou a cozinha na primeira edição do evento e também se fez presente em muitas outras ações, como a barraca do baião de dois durante a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes de 2018. 

Este será mais um grande evento do programa Família Solidária, que foi lançado em abril do ano passado e já reúne cerca de 700 inscritos. No dia, atuarão cerca de 40 voluntários, mais colaboradores do Fundo Social de Solidariedade. O programa funciona como um banco de voluntários e tem por missão fazer o elo entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda.

O cadastramento fica aberto de forma permanente no site da Prefeitura. Ao se inscrever, a pessoa fornece alguns dados básicos e já indica quais áreas de atuação mais a apetecem. A partir dessa indicação de perfil, o Fundo Social capacita os voluntários e direciona os mesmos para atuarem em entidades, eventos e ações diversas, conforme suas aptidões. 

As inscrições são gratuitas, não há limites de vagas, nem prazo para o fim do cadastro. O único requisito é ser morador de Mogi das Cruzes e ter mais de 18 anos.

Inscreva-se no Família Solidária

CEU das Artes

Situado na Vila Nova União, o Centro de Artes e Esportes Unificado - CEU das Artes é um dos principais equipamentos culturais, esportivos e socioeducativos da cidade. Ele atende a uma média de 7.500 pessoas por mês, com atividades diversas, incluindo formação e qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Com os recursos a serem recebidos do Almoço Família Solidária, será feita a revitalização da praça externa do equipamento, em um esquema de mutirão, assim como foi feito, por exemplo, com a revitalização do espaço de convivência do Lar Batista de Crianças, no ano passado.

ONG Cabelegria

Em maio de 2018, Mogi das Cruzes passou a contar com um banco de perucas do projeto Cabelegria, que confecciona e doa perucas confeccionadas com cabelo natural a mulheres em tratamento oncológico ou que tenham perdido o cabelo em razão de alguma outra enfermidade. A unidade resulta de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a ONG Cabelegria e também recebe doações de mechas de cabelo natural, que servem como base para a confecção das perucas.

Desde que o banco de perucas foi aberto, ele já recebeu um total de 1.145 mechas de cabelo natural e já fez a doação de 90 perucas. A verba proveniente do Almoço Família Solidária será aplicada na confecção de perucas, trabalho este que é feito por uma equipe de costureiras em São Paulo.  (Lívia de Sá)