Alterações em trânsito começam a valer e buscam melhorar trânsito em rotatória do Mogilar

Secretaria de Mobilidade Urbana

07 de novembro de 2019
Alteração criou uma nova faixa na rotatória e na avenida Francisco Rodrigues Filho em frente ao Terminal Rodoviário, além de disciplinar acesso à rotatória (Ney Sarmento/PMMC)

A Secretaria Municipal de Transportes implantou nesta quinta-feira (07/11) as alterações no trânsito da praça Kazuo Kimura, no Mogilar. As intervenções buscam melhorar a fluidez no trânsito de veículos no local, considerado um dos mais críticos de Mogi das Cruzes e que recebe 73.893 veículos por dia, sendo 8.925 veículos por hora nos períodos de pico.

As principais intervenções realizadas são a ampliação de uma faixa na rotatória, que passou de duas para três. O mesmo aconteceu no sentido bairro da avenida Francisco Rodrigues Filho em frente ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone. Além disso,  as entradas da avenida Francisco Rodrigues Filho, em frente ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, e da avenida Yoshiteru Onishi ganharam semáforos, que foram sincronizados com os já existentes nos outros acessos.

“Temos segurança quanto aos estudos de tráfego que são realizados por conta da capacidade técnica que a Secretaria de Transporte tem. É importante que a população saiba que nós não damos jeitinho no trânsito, são realizados estudos de fluidez, contagem de veículos, análise da capacidade das caixas de acomodação para que as intervenções sejam feitas”, destacou o prefeito em exercício Juliano Abe, que acompanhou o início de operação das mudanças. “Uma observação neste início de implantação mostra que temos mais fluidez e, principalmente, mais segurança”, completou.

Para a realização das alterações, a Secretaria Municipal de Transportes realizou uma série de estudos na rotatória e nos movimentos que de tráfego, tanto de entrada quanto de saída. Com base nestes dados, foi feita uma simulação computadorizada que definiu as intervenções e os tempos semafóricos.

“A equipe da Secretaria Municipal de Transportes fez uma série de estudos e levantamentos para buscar a melhor solução para melhorar a fluidez dos veículos e a segurança dos pedestres na rotatória. Tínhamos sete pontos de conflito de trânsito, o que trazia riscos. Agora, o comportamento do trânsito na região será monitorado pelos técnicos para verificar possíveis ajustes que possam ser necessários para melhorar a fluidez. Além disso, agentes municipais de trânsito atuarão enquanto for necessário para orientar motoristas e pedestres”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou ainda que também foram adotadas medidas para a segurança dos pedestres. Na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho o semáforo foi deslocado e gradis serão implantados na proximidade do encontro da via com a rotatória para ordenar a passagem dos pedestres. No local, havia sido prevista uma lombofaixa, mas novos levantamentos verificaram que o semáforo traria mais segurança para a travessia.

A pista de chegada à rotatória da avenida Yoshiteru Onishi ganhou uma faixa para pedestres e o semáforo de pedestres na avenida Francisco Rodrigues Filho próximo à rotatória também foi mantido.

A Secretaria Municipal de Transportes também criou um espaço para embarque e desembarque na via marginal da avenida Francisco Rodrigues Filho, no lado oposto do Terminal Rodoviário. Já o ponto de ônibus que fica em frente ao Terminal Rodoviário foi transferido em alguns metros, para próximo ao clube Comercial. Funcionários da Secretaria Municipal de Transportes foram deslocados para o local para auxiliar os passageiros com orientações.

As mudanças na rotatória da praça Kazuo Kimura são a segunda etapa dos trabalhos da Secretaria Municipal de Transportes para melhorar o trânsito nesta região da cidade. No dia 11 de outubro, passou a funcionar a abertura do canteiro central da avenida Francisco Rodrigues Filho no encontro com a avenida Antonio de Almeida, criando um novo acesso para os motoristas que desejam ir em direção à Cezar de Souza. A medida busca desafogar a chegada à rotatória pela avenida Yoshiteru Onishi.

Dentro do programa Mogi+Ecotietê existe um projeto para a transformação da atual rotatória em cruzamento, inclusive com a construção de novos acessos para facilitar a circulação. A Prefeitura busca financiamento para o programa, que abrangem ainda outras intervenções e a criação de novas vias em Cezar de Souza. (Luiz Maritan)