Alterações no estacionamento nas ruas da região central começam nesta sexta-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

22 de junho de 2017

Começam a valer nesta sexta-feira (23/06) as alterações no estacionamento nas ruas Coronel Souza Franco e Capitão Manoel Caetano, no Centro. As medidas fazem parte de projeto de intervenções que buscam melhorar a organização e fluidez do trânsito na região central de Mogi das Cruzes.

Na rua Coronel Souza Franco, serão retiradas 26 vagas de estacionamento no trecho entre as ruas Padre João e Presidente Rodrigues Alves. Já na rua Capitão Manoel Caetano serão extintas 14 vagas existentes entre a rua Coronel Souza Franco e José Bonifácio, incluindo duas vagas no quarteirão entre a Coronel Souza Franco e a Barão de Jaceguai.

“A melhoria da fluidez do trânsito na região central é uma preocupação constante, já que recebe uma grande movimentação de pessoas, veículos e também do transporte coletivo. A Prefeitura vem realizando ações que buscam beneficiar a mobilidade urbana e esta é mais uma etapa a ser implementada”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel.

O secretário lembrou que banners foram colocados nos locais em que haverá mudanças, para informar os motoristas. Além disso, a Secretaria de Transportes distribuiu informativos aos comerciantes com informações sobre a medida. Os horários para carga e descarga não sofrerão alterações.

O trecho da rua Coronel Souza Franco em que haverá a proibição de estacionamento em questão é muito estreito, o que traz dificuldades de circulação e risco de acidentes. A mesma medida já havia sido adotada no quarteirão anterior da via, com resultado positivo para a fluidez.

Já a rua Capitão Manoel Caetano se transformou em uma opção de acesso à rua José Bonifácio, utilizada pelos motoristas ao invés da rua Doutor Correa. Com a diminuição do volume de trânsito pela rua José Bonifácio, motivada pela liberação da avenida Governador Adhemar de Barros, a via deverá ser mais utilizada.

Para o dia 3 de julho, está prevista uma intervenção para a regularização de vagas de estacionamento na rua Braz Cubas, ao lado da praça Oswaldo Cruz. No local serão implantadas 13 vagas que funcionarão com o sistema de estacionamento controlado.

Outras ações

O trabalho para a melhoria do trânsito no Centro foi iniciado com duas intervenções na região das praças Oswaldo Cruz e Sacadura Cabral. Em abril, o Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio passou a receber 19 linhas de ônibus municipais e intermunicipais, que anteriormente utilizavam a passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer.

Já no dia 29 de maio, a avenida Governador Adhemar de Barros foi liberada para o trânsito de veículos no trecho entre as ruas Princesa Isabel de Bragança e Presidente Campos Salles. Com isso, foi disponibilizado um corredor viário para acesso às regiões dos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, desafogando vias como as ruas Doutor Correa e José Bonifácio e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. (Luiz Maritan)