Ampliação da varrição beneficia 130 mil pessoas e atenderá 100% da área urbana da cidade

Secretaria de Serviços Urbanos

11 de abril de 2018
2018-04-11_programa-varrecao_int3.jpg

A Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliará a varrição de ruas e, a partir de agora, passa a atender 100% da área urbana com o serviço. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/04) pelo prefeito Marcus Melo, em evento realizado no Jardim Santos Dumont 3. De acordo com ele, 35 mil imóveis passarão a contar com varrição em suas ruas, o que significará atendimento para 130 mil pessoas.

“Diariamente nós recebemos no gabinete pessoas, políticos e empresários de várias cidades. E todas elas nos dizem que Mogi das Cruzes é uma cidade limpa. Nosso serviço de varrição é bem feito, mas ainda havia pontos que recebiam o trabalho hoje e, dias depois, já precisavam novamente. A partir de hoje, levaremos este trabalho a todas as ruas pavimentadas da cidade”, disse Melo, ao lado do vice-prefeito Juliano Abe, do secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira, e dos vereadores Edson Santos e Claudio Miyake.

Por mês, serão acrescentados 1.222 quilômetros de ruas varridas, um aumento de 15,23% em relação ao trabalho atual, que é de 6,8 mil quilômetros mensais. Haverá também aumento no número de varredores, que vão passar de 110 para 133, assim como incremento de 138 trechos de varrição, que saltarão de 306 para 444 (crescimento de 31,08%). “Estamos cumprindo uma determinação do prefeito e os serviços já começam a ser prestados nesta quarta-feira”, acrescentou o secretário Dirceu Lorena.

Também haverá reforço na limpeza de córregos e áreas verdes. As roçadas em córregos e áreas verdes serão ampliadas em 246.250 m², passando de 780 mil m² para 1.026.250 m² por mês. Haverá equipes em revezamento atuando nas regionais de Jundiapeba, Braz Cubas, Biritiba Ussu, Taiaçupeba, Quatinga, Sabaúna e Cezar de Souza, ampliando os serviços em 22% e agilizando sua execução.

Coleta seletiva

Outro benefício citado no evento desta quarta-feira é a ampliação do programa Recicla + Mogi. A coleta seletiva já chega a 90% do perímetro urbano e vai ampliar o atendimento nos bairros, passando de duas para três vezes por semana. Incluindo a coleta normal, a cidade é uma das poucas que prestam o serviço todos os dias da semana. Com todas essas ações, Mogi das Cruzes deve chegar ao final de 2020 com um índice de reciclagem em 20% (era de 0,5% em 2013, no início do Recicla Mogi). (Marco Aurélio Sobreiro)