Avenida Cívica recebe neste domingo os desfiles do Carnaval Mogi das Cruzes 2020

Secretaria de Cultura

20 de fevereiro de 2020
Os desfiles das escolas de samba do Carnaval Mogi das Cruzes 2020 serão neste domingo, na Avenida Cívica, a partir das 20h30, com entrada gratuita (Ney Sarmento/ PMMC)

Neste domingo (23/02), a Avenida Cívica, no Mogilar, será palco para os desfiles das escolas de samba da cidade, pelo Carnaval Mogi das Cruzes 2020. A programação começa às 20h30, com o desfile do Bloco 60 Mais, que será seguido por cinco agremiações: Guerreiras de Fogo, Acadêmicos da Fiel, Unidos da Vila Industrial, Acadêmicos do São João e Estação 1ª de Brás Cubas. A previsão é que o último desfile tenha início à 1h.

Como em todos os anos, a grande preocupação da Prefeitura é com a segurança. Por isso, haverá profissionais como guardas municipais, agentes de fiscalização de Posturas, policiais, bombeiros, brigadistas e também seguranças particulares, para garantir a tranqüilidade durante as festividades.

Não será permitida a entrada no perímetro da festa com bebidas alcoólicas e a venda de bebidas e alimentos será feita por empreendedores de rua cadastrados na Prefeitura. Também estará vetada a comercialização de bebidas em latas de alumínio e garrafas de vidro. Apenas copos plásticos poderão ser usados.

A Avenida Cívica estará interditada e o estacionamento de veículos poderá ser feito na avenida Professor Ismael Alves dos Santos e outras vias das imediações. Na rua Masuzo Naniwa, só será permitido o trânsito local. Haverá bloqueios e revista nas entradas da avenida Cívica, também com vistas à segurança de todos os presentes.

Em caso de urgências e emergências, o Samu deve ser acionado pelo telefone 192, porém haverá posto médico no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos funcionando das 19h às 2h e também ambulância de plantão nas imediações da Avenida Cívica.

As equipes de limpeza pública também estarão presentes com profissionais e containeres, para garantir que objetos e detritos sejam removidos da avenida tão logo termine cada desfile, além de promover a limpeza das imediações. Já o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) manterá um posto de hidratação na entrada da avenida, local onde as escolas fazem a concentração.

A entrada é livre e gratuita a todos os interessados. A estrutura montada pela Prefeitura na Avenida Cívica segue o modelo adotado em 2019, mais simples, visando economicidade de recursos públicos. O fato de os desfiles acontecerem em apenas uma noite também entra no planejamento de contenção de gastos.

O investimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes no Carnaval 2020 é de R$ 324 mil, incluindo a infraestrutura e demais itens da Avenida Cívica, os repasses para as escolas de samba e também o apoio ao Carnaval de Rua.

Desfiles das escolas de samba

21h - Guerreiras de Fogo – A escola Guerreiras de Fogo será a primeira e entrar na avenida, logo após o desfile do Bloco 60 Mais. A agremiação vai levar à passarela o tema da cultura e arte nordestinas, abordando itens como o cangaço, os trabalhos artesanais, a literatura de cordel, o afroxé e o candomblé, o maracatu, o frevo e também a vaquejada e a festa junina. O título do enredo é “Não troco meu oxente pelo ok dessa gente”.

22h – Acadêmicos da Fiel – Segunda escola a se apresentar na Avenida Cívica, a Acadêmicos da Fiel terá como enredo “Saúde: um bem comum que necessita de educação para sua promoção e prevenção”. Assim, a agremiação terá um desfile de conscientização, traçando um panorama da saúde no Brasil, falando sobre a importância das políticas públicas para o setor, sobre a saúde dentro das escolas, sobre os médicos da rede pública, sobre campanhas de prevenção, entre outros itens.

23h – Unidos da Vila Industrial – A Vila Industrial será a terceira agremiação a desfilar. Com o ennredo “O Canto das Três Raças”, a escola fará uma leitura das três raças predominantes no Brasil, que são os brancos, negros e índios e mostrará a influência delas no aspecto físico do brasileiro e também na arte, cultura, fé, caráter, além das lutas cívicas por direitos. O objetivo da agremiação é recontar um pouco da história da formação do povo brasileiro, além de destacar o direito à liberdade e às mais diversas manifestações

0h – Acadêmicos do São João – A tradicional verde e rosa levará à avenida uma homenagem à Leonardo da Vinci, que intitulam como o maior gênio da humanidade. Farão um passeio pelo fim da Idade Médica e Renascença, destacando as mudanças culturais que ocorreram entre os séculos XIII e XVII, saindo da chamada “idade das trevas”, em que até pesquisas científicas foram proibidas e evoluindo para o momento em que os sonhos e a liberdade de criar e transformar voltaram à cena, tendo da Vinci e suas obras como um dos ápices.

1h – Estação 1ª de Brás Cubas – Conhecida como Brazcubão, a escola de samba tem como enredo deste ano “Romaria Negra, no Altar do Tempo: a Procissão da Vida”. Falará, então, sobre a raça negra e as matrizes africanas, abordando um pouco da história desse povo e a cultura trazida, envolvendo fé, dança, louvores, cantos, enaltecendo as virtudes do povo africano, as injustiças do tempo de escravidão e os importantes valores por eles trazidos e incorporados à cultura do povo brasileiro.

Programa e Apuração

Exceto pelo Bloco 60 Mais, todas as escolas de samba que vão se apresentar neste domingo (23/02) foram previamente inscritas e habilitadas a receberem apoio financeiro da Prefeitura. A transferência de recursos ocorre em direta conformidade com o cumprimento do Programa de Carnaval 2020.

Na próxima segunda-feia (24/02), dia seguinte aos desfiles, já serão realizados a apuração e divulgação das notas, com o anúncio da campeã e entrega de troféus. O evento está marcado para as 9 horas, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, porém a apuração efetiva das notas terá início a partir das 10h30. (Lívia de Sá)