Bailarino mogiano é contratado pelo Teatro de Ópera e Ballet de Perm, na Rússia

Secretaria de Cultura

13 de junho de 2018
O bailarino Gabriel Santos, de 20 anos, acaba de ser contratado pelo Teatro de Ópera e Ballet de Perm, na Rússia, onde ingressa oficialmente em agosto

O bailarino mogiano Gabriel Santos, que em 2014 já atraiu a atenção de toda a cidade ao ser escolhido para cursar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, acaba de conquistar novo feito inédito: ao lado de quatro outros bailarinos brasileiros, ele foi contratado e inicia em agosto sua trajetória como solista profissional do Teatro de Ópera e Ballet de Perm. Vai, portanto, levar o nome de Mogi das Cruzes e do Brasil para a Rússia, o país do balé.

Gabriel concluiu os estudos na Escola do Teatro Bolshoi em 2016 e vai se despedir da Escola Bolshoi no final deste mês, com suas últimas apresentações no Teatro Juarez Machado, em Joinville (SC). Ingressou na instituição com 16 anos e, após prova técnica, foi imediatamente transferido para o sexto ano – ao todo, o curso tem oito anos de duração.

Foram, portanto, dois anos de estudos na companhia, que é a única filial da Escola de Bolshoi fora da Rússia e carrega o mesmo ideal da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança.

Ao longo desse período, o mogiano comprovou seu potencial e versatilidade, apesar das adversidades. Além do ensino regular, ele tinha aulas de dança clássica, dueto, repertório, dança contemporânea, literatura musical e história da dança. E, após se formar, começou a sonhar o sonho de todos os bailarinos que por ali passavam: entrar para uma grande companhia internacional.

O sonho de Gabriel começou a se tornar realidade após sua participação, em abril deste ano, do Concurso Internacional de Balé XV Russian Open Ballet Competition “Arabesque 2018” - Ekaterina Maximova, que é uma grande vitrine artística. Ali, o mogiano de 20 anos surpreendeu com sua técnica e habilidade e, além de prêmios, acabou agraciado com o contrato profissional.

Em julho, dois ensaiadores/professores russos virão ao Brasil, para preparar Gabriel e os outros quatro bailarinos brasileiros para os balés “O Lago dos Cisnes” e “Romeu e Julieta”, que têm estreia prevista para setembro.

Os outros bailarinos contratados da Bolshoi Brasil para o Teatro de Ópera e Ballet de Perm são Marcos Yago, de Belém (PA), Sayron Pereira, de Campinas (SP), Maitê Nunes, de Niterói (RJ) e Luanna Gondim, de Recife (PE).

O Teatro de Ópera e Ballet de Perm é um dos mais antigos teatros de música da Rússia, reconhecido pelo seu trabalho no desenvolvimento de ópera e balé. Construído em meados do século 19, durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se uma forte referência. Sua companhia de balé, composta por 90 bailarinos, é uma das mais tradicionais da Rússia. O repertório inclui os principais balés clássicos da história e o teatro ganhou destaque ao interpretar as obras de George Balanchine. Atualmente o diretor é Alexei Mirochnichenko.

A história de Gabriel Santos junto à dança começou com o ingresso, aos oito anos, na Cia. de Dança Marcela Campos, onde rapidamente se destacou. Quando precisou fazer uma viagem para Moscou, onde tinha apresentação marcada, Gabriel contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Cultura, que ofereceu o espaço do Theatro Vasques para um espetáculo da companhia de dança, angariando fundos para a viagem.

Depois disso, só vieram boas notícias e Gabriel seguiu firme traçando uma trajetória exemplar, que é motivo de orgulho para a dança e a cultura de Mogi das Cruzes.