Campanha Mogi + Rosa tem lançamento oficial com palestra do médico Adriano Baeta

Secretaria de Saúde

08 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes realizaram, nesta segunda-feira (08/10), o lançamento da Campanha Mogi + Rosa, no auditório da Prefeitura. A iniciativa é realizada anualmente com objetivo de divulgar ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na abertura do evento, a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, apresentou a programação para o mês de outubro e um panorama geral sobre o diagnóstico e a doença na cidade. Em 2017, Mogi das Cruzes realizou 15.892 exames de mamografia e, neste ano, 12.724, até o mês de setembro. “Nossa cobertura para o público-alvo, que é formado por mulheres de 50 a 69 anos, é de 60%, ou seja, está acima da média. Mas queremos ampliar ainda mais essa cobertura”, explicou.

Ela apresentou também dados sobre exames de Papanicolaou. Em 2017, foram realizadas 25.261 coletas e, neste ano, até setembro, foram 21.972. Os números equivalem a cobertura de 76%, em média, para mulheres de 25 a 64 anos. O mesmo índice de 76% corresponde às pacientes encaminhadas para tratamento em hospitais de referência já com o diagnóstico realizado pelo município.

Na sequência, a presidente do Fundo Social, Karin Melo, falou sobre a importância da campanha Mogi+Rosa e anunciou um novo projeto, “Mamas do Amor”, inspirado numa iniciativa de sucesso. “Junto com voluntários do Programa Família Solidária, vamos implantar o Mamas do Amor em Mogi das Cruzes, que consiste na produção e distribuição de próteses mamárias para mulheres em tratamento do câncer de mama ou em fase pós-cirúrgica”, explicou.

O prefeito Marcus Melo fez questão de prestigiar o evento e destacou a importância dos exames de mamografia para as mulheres. “Temos uma rede integrada e equipada que permitem o diagnóstico e o encaminhamento necessário. Por isso é fundamental lembrarmos nossas mulheres a importância do auto-exame e da avaliação anual”, acrescentou o prefeito.

Desde o dia 1º de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando agendamento especial da Campanha Mogi + Rosa. Até o final do mês, mulheres interessadas em realizar exames de Papanicolau e mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer a solicitação. A campanha também incentiva a aplicação da vacina do HPV para meninas de 9 a 13 anos e meninos de 11 a 14 anos.  

A Campanha Mogi + Rosa conta com uma extensa programação que envolve todos os equipamentos de saúde. Nesta terça-feira (09/1), a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa Municipal de DST /Aids estará no Pró-Mulher, das 9 ao meio-dia.

Palestra

O médico mastologista Adriano Baeta ministrou uma importante palestra sobre câncer de mama para o público presente no evento de lançamento da Campanha Mogi + Rosa. “O melhor caminho é a prevenção. Não se limite a ouvir uma palestra. Corra atrás dos exames e dos cuidados sempre que necessário. Se descoberto no estágio inicial, as chances de cura são muito grandes e o tratamento muito mais tranquilo”, explicou.

Baeta abordou diversos aspectos como dados epidemiológicos, como tratar uma pessoa com câncer e suas consequências. Entre os fatores de risco, o especialista explicou que os principais deles são ser mulher com idade acima de 50 anos, possuir histórico de doenças mamárias prévias, histórico familiar, fatores e alterações hormonais e estilo de vida. “O câncer de mama é raríssimo em populações indígenas. Isso porque as índias possuem uma alimentação extremamente natural, sem alimentos ultraprocessados, industrializados e sem fast foods”, explicou.

O evento contou, ainda, com a entrega de brindes para pacientes do Projeto Cabelegria, do Fundo Social de Solidariedade, e com uma apresentação musical do secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, que encerrou o encontro  com “Você é Linda”, de Caetano Veloso, e “Andar com Fé”, de Gilberto Gil.

Estiveram presentes a vereadora Fernanda Moreno e representantes das entidades parceiras Cecan, GAPC – Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer e Rede de Combate ao Câncer.

DURANTE TODO O MÊS DE OUTUBRO:

  • Coleta de Papanicolaou e agendamento de mamografia para mulheres que não fizeram o exame há 1 ano em todas unidades de saúde;
  • Mamografia para mulheres de 50 a 69 anos.
  • Papanicolau para mulheres de qualquer idade.
  • Vacina do HPV para adolescentes de 09 a 13 anos.
  • Salas de Espera e rodas de conversas sobre Câncer de Colo de Útero e de Mama.
  • Decoração das unidades de saúde e distribuição de laços rosa

 

PROGRAMAÇÃO

  • 08/10 – Lançamento Oficial da Campanha Mogi + Rosa com palestra com o mastologista Adriano Baeta, em parceria com o GAPC (15h00 – Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes)
  • 09 e 29/10 – Unidade Móvel CTA – sorologias HIV, Sífilis e Hepatites B e C (as 09:30 às 12h00 no Pró Mulher)
  • 10 e 24/10 – Palestras para gestantes e parturientes da Santa Casa sobre importância do aleitamento materno (14h00 na Santa Casa)
  • 11/10 – Palestra sobre Sífilis e Pré-Natal para atualização dos profissionais de saúde (Das 9h00 às 12h00 no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde);
  • 24/10 – Bairro Feliz na Vila Moraes com Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (14h00 na EM Profª Marlene Muniz Schimidt)
  • 26/10 – Palestra sobre Prevenção e Planejamento Familiar com Dr. Rafael (das 9h00 às 11h00 no Ginásio de Esportes de Jundiapeba)