Carreata do Agasalho percorre bairros e mobiliza mogianos em torno de doações

Fundo Social

16 de maio de 2018
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, participou da Carreata do Agasalho e agradeceu os mogianos pela contribuição à campanha (Guilherme Berti/ PMMC)

O Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes realizou nesta quarta-feira (16/05) a tradicional Carreata do Agasalho, ação que faz parte da Campanha do Agasalho e percorre bairros da cidade, solicitando doações de peças de frio. A mobilização teve início pelo Jardim São Pedro, em Cezar de Souza e depois seguiu para o Mogilar e Vila Industrial no período da tarde.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, acompanhou a ação e falou sobre a importância da carreata. “Estimamos que pelo menos 15% da nossa arrecadação para a Campanha do Agasalho vem da carreata. Por isso, é um evento muito importante e que mostra como o povo mogiano é solidário”, destacou, acrescentando que as equipes do Fundo Social farão de agora em diante uma medição do volume arrecadado e, dependendo do resultado, outras carreatas podem ser realizadas nas próximas semanas.

O evento contou com a participação de 100 atiradores do Tiro de Guerra e também teve o apoio da Polícia Militar e Corpo dos Bombeiros, além de funcionários e viaturas da Prefeitura. Antes da carreata sair, houve uma reunião preparatória no Tiro de Guerra e foi servido um café-da-manhã aos atiradores, seguido por um trabalho de alongamento.

“Talvez vocês não conheçam as pessoas que vão receber os agasalhos, mas tenham certeza que será uma ação repleta de amor e carinho, assim como é com que doa e com esse ato voluntário que vocês estão fazendo hoje”, destacou Karin, aos atiradores.

O subtenente Arlei Fernandes da Silva, chefe de instrução do Tiro de Guerra, também falou sobre os resultados positivos de ações como essa. “Esse tipo de atividade é fundamental para os atiradores, pois estimula o espírito de união e a relevância de ajudar um ao outro e também ao próximo”.

Enquanto as ruas são percorridas, um carro de som faz o apoio, comunicando os moradores que a Carreata do Agasalho está passando e pedindo a colaboração de todos. Já os sacos de roupas recolhidos são colocados nos carros da Prefeitura, que acompanham a mobilização e depois em um caminhão, que também integra o comboio.

A Campanha do Agasalho 2018 segue até o dia 27 de julho. É possível doar todo tipo de peça, como cobertores e até sapatos e o que foi arrecadado em menor volume até o momento são roupas infantis.

Existem 300 pontos de arrecadação distribuídos pela cidade em pontos estratégicos, como unidades de ensino, supermercados, comércios, igrejas e prédios da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Paralelamente, o Fundo Social monta uma estrutura de separação e distribuição no Tiro de Guerra e em uma associação parceira, situada na Vila Pomar. Esses pontos ficam responsáveis por receber as peças, separá-las e preparar kits para homens, mulheres e crianças. Antes de serem distribuídas, as roupas que necessitam passam por pequenos reparos, como trocas de botões ou de zíperes.

Na sequencia, os kits são encaminhados às cerca de 200 entidades cadastradas junto ao Fundo Social. Este processo faz com que a distribuição seja rápida e também que os kits cheguem àqueles que efetivamente mais necessitam. Isso porque as entidades atuam diretamente nas comunidades, portanto conhecem bem a realidade de cada local.

Vale lembrar que o Fundo Social não espera a campanha acabar para distribuir as peças. Elas já passam pela triagem tão logo são recebidas, para na sequencia serem encaminhadas às entidades.

Quem quiser participar da Campanha do Agasalho pode procurar um dos pontos de arrecadação ou então entrar em contato direto com o Fundo Social, pelo telefone 4798-5143. (Lívia de Sá)