Carreta de inspeção veicular atende população no espaço do Pró-Hiper

Secretaria de Mobilidade Urbana

24 de maio de 2017

A campanha Mogi pela Vida, por um trânsito mais seguro, disponibiliza para a população de Mogi das Cruzes, a partir desta quarta-feira (24/05), um importante serviço preventivo para os veículos. A carreta de inspeção veicular atenderá gratuitamente no espaço do Pró-Hiper, em uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Porto Seguro. A ação acontecerá até domingo (28/05), das 9 às 17 horas.

A carreta oferece serviços gratuitos de avaliação dos itens de segurança dos veículos e de prevenção para o risco de acidentes. Quando são detectados problemas, os motoristas são orientados sobre as providências que precisam ser adotadas.

Um diagnóstico computadorizado avalia o alinhamento do veículo, a suspensão, sistema de freios, bateria e alternador e as luzes. A análise dos principais itens de segurança é feita em cerca de 8 minutos e o motorista recebe um laudo com os resultados. Podem ser atendidos veículos leves e caminhonetes, com até 4 mil quilos.

“As boas condições dos veículos, principalmente no que se refere aos equipamentos de segurança, são importantes para diminuir os riscos de acidentes e evitar problemas relativos à segurança viária. Por isso, a prevenção é fundamental e esta parceria para a vinda da carreta para Mogi das Cruzes oferece à população um serviço disponibilizado gratuitamente e em local de fácil acesso”, destacou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel.

O veículo de inspeção chegou à cidade na manhã desta quarta-feira e, após a montagem, já iniciou o atendimento aos motoristas. “A região tem uma grande circulação de pessoas e, com a realização da Festa do Divino Espírito Santo, o movimento deverá crescer ainda mais, permitindo que mais motoristas sejam atendidos”, disse o secretário.

Esta é a segunda ação realizada em parceria com a empresa na campanha Mogi pela Vida. Na terça-feira (23/05), um grupo de 50 funcionárias municipais participou de uma edição do Curso de Mecânica para Mulheres. Uma ação semelhante voltada à população em geral está sendo planejada.

A campanha Mogi pela Vida foi lançada no dia 12 de abril e busca pacificar as relações do trânsito na cidade por meio de ações educativas em locais de grande movimentação, atividades nas escolas e divulgação massiva para a população. Entre as principais atividades que estão sendo realizadas estão as ações de rua, com orientação a motoristas e pedestres e distribuição de material, as palestras nas escolas e as atividades da Escola Mirim de Trânsito, na estrutura existente no parque Botyra Camorim Gatti e no programa Bairro Feliz.

Também estão sendo desenvolvidas atividades para públicos específicos, como pessoas com deficiência, operadores do sistema de transporte, entre outros.

Mais informações sobre a campanha Mogi pela Vida podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142. (Luiz Maritan)