Cecco promove eventos para lembrar a Luta Antimanicomial, nesta quinta-feira (18)

17 de maio de 2017
O Centro de Convivência e Cooperativa promove anualmente eventos para lembrar a Luta Antimanicomial

Para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Cecco - Centro de Convivência e Cooperativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes promove nesta quinta-feira (18/5) a exibição de “Luz, Câmera, Inclusão”, um filme sobre a Luta Antimanicomial e uma roda de conversa com pacientes e alunos da unidade.

Na sexta-feira (19/5), será realizada a Feira de Economia Solidária em Ferraz de Vasconcelos, em comemoração à Luta Antimanicomial, e no dia 26 será a vez de mais uma edição da Jornada Esportiva da Saúde Mental do Alto Tietê, que acontecerá em Suzano, com torneios de diversas modalidades.

As atividades fazem parte da Semana da Luta Antimanicomial, que é prevista na lei 5.820 de 2.005 e reúne diversas ações para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Na própria unidades, a data é lembrada com frases e trabalhos artísticos que falam sobre loucura, preconceito, generosidade, cuidado e liberdade, realizados dentro das oficinas.

O Cecco foi criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no dia 18 de maio de 2010 para complementar a rede de atenção em saúde mental implantada em 2009, com a municipalização do Ambulatório de Saúde Mental e a inauguração do Caps II. Seu principal objetivo é promover a saúde e a autonomia das pessoas por meio de atividades físicas, artes e artesanato. Recebe pacientes psiquiátricos leves e em fase de recuperação e também membros da comunidade em geral.

Já o Caps oferece retaguarda de atendimento aos pacientes com alta de internação psiquiátrica para a continuidade do tratamento focado na reinserção social. Nos dois casos, a porta de entrada para os atendimentos é o Ambulatório Municipal de Saúde Mental.