Cemforpe receberá a Mostra das Escolas de Tempo Integral nesta quarta e quinta

09 de outubro de 2018
O auditório do Cemforpe, de acordo com os protocolos sanitários, receberá a partir desta terça (13/07) uma formação para os profissionais que atuam nas cozinhas das escolas e creches da rede municipal . . .

Os mogianos poderão acompanhar nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/10), a partir das 9 horas, no Auditório do Cemforpe, apresentações das oficinas culturais e esportivas do Programa Escola de Tempo Integral, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação. A programação, que faz parte do Outubro da Educação, terá dança, música, teatro, taekwondo, ginástica artística e capoeira.

“Serão dois dias que poderemos conferir como o período integral tem despertado talentos em nossos alunos. É um programa que oportuniza às nossas crianças um novo horizonte de vida, com perspectivas diferentes”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Os estudantes recebem cinco refeições balanceadas e participam de atividades esportivas, culturais e intelectuais.

Mogi das Cruzes implantou, em 2009, o Programa Escola de Tempo Integral, que está presente atualmente em 68% das escolas municipais e atende 22 mil alunos, incluindo a educação infantil e o ensino fundamental. O diferencial do programa mogiano é a carga horária. Os alunos ficam nove horas na escola todos os dias, superando as sete horas estabelecidas pelo Ministério da Educação.

Destaque no IDEB

Escolas municipais de período integral registraram os maiores avanços nas notas do IDEB na rede municipal de ensino. A EM Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa, apresentou o maior avanço entre as escolas com o crescimento de 1,5, entre 2015 e 2017, passando de 5,9 para 7,4. Uma das melhores notas da região também é de uma escola do programa. A EM Prof. Sérgio Hugo Pinheiro no Jardim Nove de Julho alcançou a nota 7,6.

Dentre as vinte e quatro escolas do ensino fundamental, que integram o programa e receberam a nota, 14 igualaram ou superam a média da rede municipal, que ficou em 6,8. Nove escolas apresentaram notas acima de 6, nota que indica o aprendizado médio dos países desenvolvidos, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Pela programação do Outubro da Educação, ainda temos nesta quinta-feira (11/10), às 10 horas, na EM Profª Cenira Araújo Pereira, na Chácara Guanabara, o Sarau dos Valores. Confira a programação completa deste mês no link abaixo. (Kelli Correa Brito)