Cerimônia de encerramento dos cursos do Crescer reúne 1,4 mil pessoas no Cemforpe

19 de maio de 2017
O prefeito Marcus Melo, a presidente do Fundo Social, Karin Melo, a secretária de Educação, Juliana Guedes e o vereador Edson Santos fizeram o sorteio de vagas para o próximo módulo de cursos. (Foto: . . .

Realizada nos períodos da manhã e tarde, no Cemforpe, a cerimônia de encerramento do primeiro módulo de cursos de 2017 do Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, reuniu 1,4 mil pessoas. O prefeito Marcus Melo e o vice-prefeito Juliano Abe participaram do evento, que contou com a apresentação de casos de sucessos de alunos e a entrega de certificados.  O próximo período de inscrição para os cursos será entre os dias 1º e 3 de junho.

Estiveram no Cemforpe alunos das seis unidades do Crescer, localizadas nos bairros da Vila Natal, Vila Brasileira, Braz Cubas, Centro, Jundiapeba e Cezar de Souza. “Segundo uma pesquisa sobre empreendedorismo, 62% dos brasileiros sonham em ter um negócio próprio. Espero que vocês continuem com esse desejo, que começa com os cursos do Crescer”, disse o chefe do executivo, que estava acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

São oferecidas anualmente 18 mil vagas em cursos de qualificação profissional básica em diferentes áreas nas unidades do programa. “Com as unidades descentralizadas, podemos atender todos mais próximos de sua residência. Temos parceria com instituições como o Sebrae/SP e outras instituições e por meio do Fundo Social, podemos oferecer mais cursos”, disse o prefeito.

Os alunos Margarete Mitico Noyama Ogata, Fernando Pereira de Melo e Itatiana Rodrigues de Carvalho Maia apresentaram suas histórias de sucesso. Para ele, que faz cursos do Crescer há 3 anos, o programa mudou sua vida. “Agregou muito no meu trabalho. Eu que fazia eventos em casa, hoje tenho meu próprio buffet e montei cardápios baseados no que aprendi”, contou.

Itatiana também tem seu próprio negócio. “Meu petshop completará um ano na próxima semana. Eu tinha um negócio de banho e tosa e com o curso de moda pet e administração, pude melhorar o meu negócio”, disse. Margarete também trouxe novos produtos para sua peixaria com o que aprendeu no curso de culinária oriental.

Esse diferencial trazido pelos cursos foi lembrado pelo vice-prefeito. “Hoje é preciso ter um diferencial neste mundo competitivo e o Crescer tem feito esse trabalho. A Prefeitura de Mogi tem a preocupação de não dar o peixe, mas, sim, ensinar a pescar. Nosso trabalho transformar a vida das pessoas”, disse o vice-prefeito Juliano Abe.

Durante o evento, foram sorteadas 30 vagas para o próximo módulo de cursos. A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou que o programa é referência para outros municípios. “Mogi é referência em educação não só para os pequenos, mas também para o que chamamos de educação ao longo da vida”, disse. O vereador Edson Santos também prestigiou a cerimônia. (Kelli Correa Brito)