Convênio com o Fehidro garante recursos para proteção e recuperação de mananciais

Secretaria de Urbanismo

09 de julho de 2020

A Câmara Municipal aprovou, na sessão de quarta-feira (08/07), o convênio entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) que garantirá um investimento total de R$ 1.144.306,48 para a implantação de um sistema de informações geográficas de monitoramento e fiscalização integrada da área de proteção e recuperação dos mananciais. Os recursos também serão usados na modernização e capacitação das áreas de topografia e geoprocessamento da Secretaria Municipal de Planejamento, que executará o trabalho.

O secretário Claudio de Faria Rodrigues explica que o projeto foi desenvolvido pela pasta e prevê um monitoramento detalhado em toda a região sul de Mogi das Cruzes, que inclui os bairros de Varinhas, Parque São Martiho, Biritiba Ussu, Barroso, Manoel Ferreira e Taiaçupeba. ”É uma área de proteção e recuperação dos mananciais, com um total de 349 quilômetros quadrados, que possui grande riqueza ambiental e por isso precisa ser preservada e estar constantemente monitorada”, explica.

Ele conta que será realizado um levantamento aerofotogramétrico, que oferecerá imagens de alta resolução de toda a região. Isso permitirá a elaboração um planejamento terriorial detalhado, que servirá como base para a elaboração de políticas públicas voltadas às áreas de agricultura, segurança e, principalmente, meio ambiente e turismo.

Claudio lembra que o convênio também representará um importante avanço para a secretaria, pois vai permitir a modernização das áreas de topografia e geoprocessamento. “Isso incluirá também a capacitação da nossa equipe de técnicos, que terão seus conhecimentos aprofundados nessa área de proteção e recuperação dos mananciais”, informou.

O projeto foi indicado para receber os recursos do Fehidro durante a 3ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, realizadaem março do ano passado, na sede da Prefeitura. A cidade obteve R$ 1.018.432,48 em investimentos da Fehidro e dará contrapartida de R$ 125.874,00, o que totalizará R$ 1.144.306,48. (Marco Aurélio Sobreiro)