Cuida+Mogi terá ação reforçada neste sábado na Vila Nova Jundiapeba

Secretaria de Serviços Urbanos

15 de março de 2019

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estarão empenhadas neste sábado (16/03) em um mutirão de manutenção na Vila Nova Jundiapeba. Os trabalhos terão um reforço de mão de obra e foram divididos de maneira estratégica, tendo em vista que a região foi afetada pelas inundações decorrentes das fortes chuvas da última semana.

A ação como um todo será dividida em seis setores. Haverá três equipes de raspagem, remoção e capina atuando nos setores próximos às margens do rio Jundiaí, que terão como maquinário dois caminhões truck basculantes e retroescavadeira compartilhada.

Outras três equipes de capina, Operação Cata-Tranqueira e lavagem atuarão em três setores do bairro, onde as ruas são de paralelepípedo e terão como apoio um caminhão basculante e um caminhão pipa cada, além de uma retroescavadeira.

As equipes da CS Brasil estarão presentes com 80 funcionários, entre roçadores, varreadores, motoristas e operadores de bob cat. Também haverá cerca de 20 funcionários próprios da Secretaria de Serviços Urbanos, entre motoristas, operadores, fiscais de limpeza e servidores da Administração Regional de Jundiapeba.

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) é outro que participará da ação, procedendo com verificações e reparos nas redes de água e esgoto. A autarquia estará presente com seis funcionários (motoristas, ajudantes e encarregado), mais dois funcionários dos caminhões basculante terceirizados.

O perímetro atendido compreende mais de 25 vias públicas do bairro. Entre elas, podem ser citadas as avenidas Paraguai, Talete Maccio, Inglaterra, Venezuela, Líbano, Jordânia, Líbia, Libéria, Bolívia e também as ruas Dolores de Aquino, Professora Lucinda Bastos, Pedro Paulo dos Santos, Nito Sona, Manoel Fernandes, Augusto Regueiro, José Pereira e Dr. Francisco Marialba.

As equipes se encontrarão a partir das 7h30 e partirão cada uma para seus respectivos setores de atuação.

“Este será um Cuida+Mogi especial, em que teremos uma concentração maior de equipes e maquinário, com o objetivo de melhorar visivelmente a situação da Vila Nova Jundiapeba, após os problemas com alagamentos. Esperamos provocar uma melhora significativa na situação do bairro”, destac o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

O Cuida+Mogi é um programa de manutenção e zeladoria urbana, que tem como intuito manter os bairros da cidade em boas condições de forma contínua, evitando que o cidadão precise acionar a Prefeitura para sanar eventuais problemas. Neste caso em específico, ele traz um caráter corretivo, razão pela qual é uma edição especial da força-atrefa. Paralelamente, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos se dedicam ao atendimento diário de demandas diversas registradas pela população.

Em 2018, foram 50 sábados de mutirão e 145 bairros atendidos pela força-tarefa, o que representa um aumento de 79% de efetividade em comparação a 2017, quando 81 bairros foram contemplados pelos trabalhos. Este será o 11º Cuida+Mogi de 2019. Com os dez já realizados, foi possível atender a um total de 42 bairros do município.

Os cidadãos que quiserem solicitar serviços de manutenção em áreas públicas podem ligar no telefone 156, abrir um atendimento diretamente pelo site da Prefeitura ou ainda baixar o aplicativo Fala Mogi. (Lívia de Sá)