Curso de Mecânica atende cerca de 50 funcionárias municipais na campanha Mogi pela Vida

Secretaria de Mobilidade Urbana

23 de maio de 2017

Cerca de 50 funcionárias da Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram, na manhã desta terça-feira (23/05), do curso Mecânica para Mulheres, mais uma ação da Secretaria Municipal de Transportes dentro das campanhas Mogi Pela Vida e Maio Amarelo, ambas ações de conscientização, em prol da segurança no trânsito. A atividade, realizada com a parceria da Porto Seguro, serviu para passar às participantes conceitos básicos de mecânica e manutenção de seus veículos.

“Começamos recentemente uma campanha de trânsito, que é permanente e temos também a campanha Maio Amarelo, sendo as duas voltadas à conscientização. Aproveitamos ainda o fato de que este é o mês das mães e decidimos fazer essa parceria com a Porto Seguro, para oferecer este curso, que é exclusivo para mulheres. Sabemos que a dinâmica do dia a dia muitas vezes não nos permite receber ensinamentos como esse, então estamos buscando levar um pouco de informação e conhecimento”, destacou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel.

Quem comandou a atividade foi a consultora em mecânica de veículos automotores, Roseli Oliveira da Silva, que há 20 anos acompanha as mudanças no mercado e a nova posição adotada pelas mulheres no mercado de trabalho e na sociedade de uma forma geral. Sua missão é contribuir para que as mulheres superem barreiras, vençam a inibição e rompam o preconceito numa área tradicionalmente masculina e vista como o “calcanhar de Aquiles” delas.

Por meio de uma abordagem muito prática, a palestrante falou sobre todos os principais itens que compõem um veículo, como os tipos de motor e como cada um funciona e também deu dicas valiosas para as mulheres poderem verificar elas mesmas condições básicas de seus veículos, como, por exemplo, como checar em casa o nível de óleo e água, o tipo de óleo e combustível adequado para cada carro, a rotina correta para abastecer o veículo e os intervalos de tempo em que é necessário levar o veículo a uma oficina para verificar itens como pneus, freios e sistema de suspensão.

Falou também sobre posturas simples, porém que contribuem para o prolongamento da vida útil das peças do veículo, como a maneira de pisar na embreagem e utilizar o freio de mão, além de dar o passo a passo sobre como agir em situações emergenciais, como descarga de bateria e até mesmo um inesperado alagamento.

A Secretaria Municipal de Transportes desenvolve diversas outras ações de conscientização, como ciclos de de palestras nas escolas e para públicos diversos e ações educativas em locais de grande movimentação, que contam com a atuação de voluntários. Tudo isso faz parte da campanha Mogi pela Vida, que busca pacificar as relações do trânsito na cidade.

Outra ação executada nesta linha foi a implantação de faixas em pontos estratégicos da cidade, com alertas sobre o respeito ao próximo e à importância do comportamento prudente no trânsito.

Também foram executadas recentemente atividades como uma palestra para os frequentadores do Centro Municipal de Paradesporto, mobilização de voluntários no cruzamento das ruas José Bonifácio e Doutor Deodato Wertheimer e o retorno das atividades da Escola Mirim de Trânsito.

O telefone da Secretaria Municipal de Transportes para mais informações sobre a participação na campanha Mogi pela Vida é o 4798-5142. (Lívia de Sá)