Defesa Civil de Mogi das Cruzes participa de treinamento da Operação Estiagem

Secretaria de Segurança

12 de junho de 2018
Corpo de Bombeiros ofereceu treinamento prático de combate a incêndio em mata e operação de caminhão durante Oficina Preparatória para Operação Estiagem

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes participou, na última quinta-feira (07/06), da Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem, promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em Franco da Rocha. A ação contou com orientações teóricas e treinamento prático para combater a incêndios, principalmente neste período de seca.

A oficina abordou temas de interesse para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes. Entre os assuntos tratados estão legislação aplicada à proteção e Defesa Civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal, que são critérios do Programa Município Verde Azul.

Além disso, representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente falaram sobre a Operação Corta-Fogo, enquanto a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria de Estado da Saúde ofereceu orientações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A fiscalização de queimadas e incêndios florestais foi o tema apresentado pela Polícia Ambiental, enquanto a Somar Meteorologia detalhou a interpretação de dados meteorológicos.

No período da tarde, o Corpo de Bombeiros ministrou aulas práticas para brigadistas no combate de incêndio em matas e conhecimentos básicos de operação de caminhões de combate a incêndio.

“A qualificação dos profissionais da Prefeitura é muito importante para a prestação de um serviço eficiente para a população. Estamos em um período do ano em que as chuvas são menos recorrentes e o tempo seco favorece a ocorrência de incêndio”, lembrou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes foi representada na Oficina Preparatória pelo coordenador Walter Melo, que esteve em Franco da Rocha ao lado de técnicos do órgão na cidade. (Luiz Maritan)