Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual é lembrado com caminhadas e seminário

18 de maio de 2018

A Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo uma série de mobilizações comunitárias para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado nesta sexta-feira, dia 18 de maio. O objetivo é prestar orientações e ampliar a conscientização sobre o tema, visando a prevenção e a denúncia pelo Disque 100.

O primeiro encontro aconteceu na tarde de quinta-feira, com uma caminhada que saiu da rua Hélio Boreinstein, em frente ao CEU das Artes, na Vila Nova União. Às 9 horas desta sexta-feira (18/05), outro grupo saiu do Centro Familiar Maria Medianeira e percorreu as principais ruas do bairro prestando informações e lembrando o tema. E à noite, a partir das 19 horas, a Secretaria Municipal de Assistência Social participa do Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

Como acontece todos os anos, a mobilização social é realizada em parceria com entidades e instituições que prestam atendimento para crianças e adolescentes como a AMDEM, Centro Familiar Maria Medianeira, CEU das Artes Vila Nova União, Cras Vila Nova União e Escolas Estaduais Narciso Yague Guimarães e Camilo Faustino de Melo.

O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do dia “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Dados

Mogi das Cruzes conta com o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências que tem, entre suas atribuições, coletar as notificações de violências e boletins de ocorrência para fins estatísticos e fomentar políticas públicas para o enfrentamento das diversas formas de violências.

Em 2017, foram notificados 206 casos de violência contra crianças (de zero a 12 anos), dos quais 79 foram ocorrências de violência sexual. Neste ano, até o momento, já foram notificados 15 casos de violência sexual.