Empresa de São Paulo envia Sedex para se engajar na campanha Tampinha Solidária

Fundo Social

21 de fevereiro de 2020

O Fundo Social de Mogi das Cruzes recebeu nesta semana um pacote via Correios com 550 gramas de tampinhas plásticas, destinadas ao programa Tampinha Solidária. A correspondência provém de uma empresa de pregos da zona leste de São Paulo, que enviou a encomenda via Sedex, com o objetivo de se engajar à causa.

“Essa é mais uma prova de como a campanha Tampinha Solidária foi abraçada pelas pessoas. A empresa arcou com os custos de um Sedex para nos enviar essa encomenda e essas tampinhas, se vendidas, valeriam algo em torno de R$ 0,80. Ou seja, não é pelo valor. É pela vontade de participar”, destaca a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo.

As tampinhas doadas pela empresa já foram incorporadas ao estoque de tampinhas, que é levado à sala de separação, no Pró-Hiper. “Ficamos muito felizes e muito agradecidos por esse gesto. E aproveito para lembrar que a nossa campanha é permanente, portanto continuamos precisando da ajuda de todos na arrecadação de tampinhas”, acrescenta a presidente do Fundo Social.

O Tampinha Solidária é um programa permanente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, que arrecada tampinhas plásticas e, a partir da venda desse material, adquire sacos de ração, que são distribuídos para protetores independentes de cães e gatos da cidade. Para ajudar o programa, basta separar as tampas plásticas de produtos que podem ser alimentos, condimentos, itens de higiene, cosméticos, canetas e afins e depois entregá-las em um ponto de coleta.

Há mais de 300 pontos de coleta espalhados pela a cidade e a relação completa está disponibilizada no site da Prefeitura. Porém, se alguém tiver dúvidas sobre onde levar as tampinhas, basta ligar para o Fundo Social de Mogi, no telefone 4798-5143.

Também é possível ajudar o programa passando a integrar o grupo de voluntários que trabalha na sala de separação, no prédio do Pró-Hiper. Esta etapa é fundamental, pois, uma vez separadas por cor, as tampinhas têm um valor até três vezes maior na hora da venda. E tudo é feito com mão de obra voluntária.

Atualmente a sala de separação funciona às terças, quintas e sextas, das 14h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h. Para quem quiser ajudar, a orientação é também entrar em contato com o Fundo Social.

Outro desdobramento do programa Tampinha Solidária é a feira de adoção de animais, que é realizada mensalmente, juntamente ao Varejão, no Mercado do Produtor. O objetivo da feira é combater a superlotação em abrigos de cães e gatos da cidade. Até o momento, cinco edições já foram realizadas e 27 animais foram adotados.

O Tampinha Solidária também tem um forte apelo para a questão ambiental, uma vez que diminui a quantidade de plástico que poderia acabar em aterros sanitários e estimula o hábito da separação, bem como a reciclagem.

Mais informações devem ser obtidas pelo mesmo telefone do Fundo Social, que é o 4798-5143. (Lívia de Sá)