Encontro apresenta nova tecnologia para serviços de água e esgoto

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

24 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes participou do primeiro encontro sobre Transformação Digital do Saneamento Brasileiro, promovido pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compensa), nesta quarta-feira (24/05), no Recife (PE), e que discute o uso de novas tecnologias nos serviços de água e esgoto.

A temática é o uso dos sistemas de informações geográficas (GIS, na sigla em inglês) como fator de inovação tecnológica para integração de sistemas corporativos por meio da localização, com apresentação de casos de sucesso, demonstrações e números sobre a melhoria da gestão.

O evento, realizado na sede da Compesa, contou com a presença de profissionais da companhia de saneamento local e de especialistas e usuários de tecnologia GIS, que atuam no mesmo segmento em outras regiões do País.

“O Semae já conta com um sistema de georreferenciamento que foi implementado em conjunto com o recadastramento de redes de 2013. Entretanto, a tecnologia específica do setor de saneamento avançou muito neste período e avaliamos o que há de melhor qualidade na atualidade”, diz o diretor-geral da autarquia, Paulo Beono Jr., que participou do encontro com o diretor do Departamento Técnico do Semae, Wilber Kohler.

“Estamos conhecendo casos de sucesso de companhias onde esta tecnologia já está implantada. O sistema é mais robusto que o nosso Geomapa. Uma solução comercial de grande escala, utilizada por diversas empresas do mundo todo que possibilita a integração com o banco comercial e a modelagem hidráulica para dimensionamento de redes e simulações do sistema de distribuição”, completa Beono.

“Ao lado das tecnologias que já temos implementado no Semae, estas ações vêm ao encontro dos eixos norteadores da gestão do prefeito Marcus Melo, que são Modernização, Transparência e Humanização do Atendimento”, conclui. (Julio Nogueira)