Escola Mirim de Trânsito retoma as atividades no parque Botyra Camorim Gatti

Secretaria de Mobilidade Urbana

17 de maio de 2017
Crianças do 4º e 5º ano da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta quarta-feira, das atividades, agora retomadas, da Escola Mirim de Trânsito (Ney Sarmento/ PMMC)

A Escola Mirim de Trânsito, ligada à Secretaria Municipal de Transportes, abriu, na manhã desta quarta-feira (17/05), as atividades do calendário de 2017. Cerca de 80 alunos, divididos em duas turmas, tiveram a oportunidade de conhecer as regras básicas do trânsito e testar na prática como funciona o tráfego, fazendo uso da estrutura montada no Parque Botyra Camorim Gatti, que inclui uma pista semaforizada, bicicletas e motocicletas adequadas para crianças.

O objetivo da iniciativa, que é um projeto permanente da Secretaria, é proporcionar aos mais jovens o primeiro contato com a realidade de uma via pública, tendo assim as noções iniciais da importância do respeito às leis do trânsito e da grande responsabilidade inerente ao ato de dirigir. O projeto é um dos pilares da Campanha Mogi Pela Vida, lançada oficialmente no dia 12 de abril.

“Esta é uma das ações de conscientização que a Secretaria desenvolve. Por meio dela, as crianças têm esse primeiro contato com a sinalização e as regras do trânsito e podem levar isso para casa, conversar com os pais e também com os colegas na escola, multiplicando esse conhecimento”, destacou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel, lembrando que o fator humano está envolvido na maioria dos acidente viários registrados.

“Estamos sempre monitorando as estatísticas referentes aos acidentes da cidade e desenvolvemos essas ações de conscientização justamente para tentar minimizar os índices de acidentes. Acima de tudo, é muito importante que as pessoas respeitem as leis do trânsito e também tenham mais atenção ao volante, pois basta um segundo de desatenção para que um acidente possa acontecer”, acrescentou.

Além desta, a Secretaria desenvolve outras ações de conscientização, como um ciclo de palestras nas escolas, que também teve início nesta semana, ações educativas em locais de grande movimentação, que contam com a atuação de voluntários e palestras para públicos diversos. Tudo isso faz parte da campanha Mogi pela Vida, que busca pacificar as relações do trânsito na cidade.

Outra ação executada nesta linha foi a implantação de faixas em pontos estratégicos da cidade, com alertas sobre o respeito ao próximo e à importância do comportamento prudente no trânsito.

A Secretaria Municipal de Transportes também está empenhada nas ações do Movimento Maio Amarelo, que teve novas atividades divulgadas na última semana.  Na quinta-feira passada (11/05) foi realizada uma palestra com os frequentadores do Centro Municipal de Paradesporto e na sexta-feira (12/05), voluntários participaram de uma ação no cruzamento das ruas José Bonifácio e Doutor Deodato Wertheimer. Para esta semana, também está prevista a realização da Blitz Educativa, com apoio da Polícia Militar, na sexta-feira.

A Escola Mirim de Trânsito foi revitalizada pela Prefeitura e recebeu a doação de bicicletas, por meio de empresas parceiras. O agendamento das turmas que fazem uso do espaço se dá por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que faz a indicação dos grupos de alunos da rede municipal de ensino. Além da estrutura fixa no parque Botyra Camorim Gatti, a escola mirim também tem se feito presente nas edições do programa Bairro Feliz, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes aos finais de semana.

O telefone da Secretaria Municipal de Transportes para mais informações sobre a participação na campanha Mogi pela Vida é o 4798-5142. (Lívia de Sá)