Evento apresentará Práticas Integrativas de Saúde no Parque Centenário

12 de novembro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde prepara para o dia 6 de dezembro o primeiro evento Saúde Integrativa no Parque Centenário. O objetivo é apresentar e demonstrar à população mogiana diferentes tipos de terapias voltadas para promoção da saúde e qualidade de vida como automassagem, aromaterapia, yoga, meditação e auriculoterapia, entre outros.

As práticas integrativas são sistemas e recursos terapêuticos utilizados para estimular mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. O Programa de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde tem avançado muito por meio de alternativas voltadas para a melhoria continua da saúde.

“Realizamos várias capacitações e atualmente já existem iniciativas de sucesso em algumas unidades de saúde da cidade. Nossa proposta, com o evento, é mostrar um pouco desse trabalho à comunidade e multiplicar práticas que podem ser adotadas por qualquer pessoa em busca de qualidade de vida”, explica a diretora de Rede Básica, Rebeca Barufi.

No dia 6 de dezembro, das 9 às 16 horas, o Parque Centenário receberá diversas práticas integrativas para demonstração à comunidade. “Vamos ensinar automassagem, preparação de infusões e chás com reconhecimento de plantas e suas diversas atribuições. Também vamos incentivar práticas de atividades que contribuem para a melhora do corpo e da mente, como yoga e meditação”, adianta o psicólogo Adriano Granado, que atua na Unidade Básica de Saúde de Jundiapeba.

O público presente poderá realizar sessões de Auriculoterapia, prática levada pela Secretaria Municipal de Saúde às edições do Programa Bairro Feliz. A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

Durante o evento, os participantes serão estimulados a doarem um quilo de alimento não-perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.

Confira programação  do Saúde Integrativa no Parque:

Espaço Integrativo

9h00: Abertura/Automassagem

9h30: Reconhecimento de Plantas

10h10: Oficina de Chá

13h30: Oficina de Chá

14h00: Oficina de Arteterapia

Espaço Mente

9h10: Yoga

10h00: Meditação

10h30: Reiki

14h30: Dança Circular

15h30: Reiki

Espaço Corpo

9h50: Prática Corporal

11h00: Dança Chinesa

14h00: Xianggong

15h00: Automassagem Chinesa

** Sessões de Auriculoterapia durante todo o evento!!