Evento comemora Dia Mundial da Enfermagem com palestra e homenagem

15 de maio de 2018
Profissionais participaram do evento em comemoração ao Dia Mundial da Enfermagem nesta terça-feira, no auditório da Escola de Governo (foto: Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta manhã de terça-feira (15/05), no auditório da Escola de Governo, um evento para comemorar o Dia Mundial da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. O encontro reuniu representantes de todas as unidades do SIS – Sistema Integrado de Saúde. Atualmente, são 543 enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, sendo 239 da Administração e 304 das Organizações Sociais.

O número de profissionais de Enfermagem praticamente triplicou nos últimos 10 anos, passando de 183 para os atuais 543. "O trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares é fundamental no atendimento e acolhimento porque são responsáveis por todo o cuidado com os pacientes”, ressalta a diretora de Rede Básica, Rebeca Barufi. Eles estão presentes em todas as unidades de saúde e são responsáveis por procedimentos como pré-consultas, aferição de pressão, teste de glicemia, programas de saúde, planejamento familiar, coleta de exames, Papanicolau, gerenciamento, vacinação.

Cerca de 100 enfermeiros e técnicos participaram da cerimônia desta terça-feira, que contou com a palestra “Uma Voz para Liderar – A Saúde né um Direito Humano”, ministrada pela conselheira Ivany Machado de Carvalho Baptista, do Coren-SP. Na sequência, foi realizada a troca do guardião da lamparina, objeto que simboliza a Enfermagem. Em 2018, a homenagem foi prestada à equipe do Posto de Saúde da Vila Moraes, pelo empenho e dedicação no atendimento ao público.