Evento comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Materno na Santa Casa

22 de maio de 2018

Para comemorar o Dia Mundial de Doação do Leite Materno, celebrado em 19 de maio, o Banco de Leite Humano promoveu uma tarde especial de agradecimento às colaboradoras, nesta segunda-feira, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. A doadora Vânia Aparecida Portes Martinez e a receptora Vanessa França de Souza, mãe de bebê prematuro, foram homenageadas pela dedicação.

O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os recém-nascidos prematuros internados e que não podem ser amamentados pela própria mãe. “Queremos agradecer o envolvimento de todos, afinal, o aleitamento materno garante ao bebê o desenvolvimento de forma saudável e com maiores chances de recuperação”, explicou a médica e secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.

Para se tornar doadora de leite materno, a mulher precisa estar amamentando exclusivamente no peito e se dispor a doar o leite que estiver sobrando. A doadora precisa ser saudável, não fazer uso de medicamentos ou drogas, não fumar e não fazer uso de álcool. A coleta do leite também deve seguir os critérios de higiene e armazenamento orientados pela equipe técnica.

O Banco de Leite Humano oferece suporte para gestantes e puérperas por meio de um trabalho que visa incentivar a amamentação, ensinar a amamentação correta, esclarecer dúvidas e ressaltar os benefícios do aleitamento materno.

Em 2017, o Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes prestou mais de 2 mil atendimentos diversos. Foram 1.067 blitz da amamentação; 345 atendimentos em grupo; 163 atendimentos individuais; e 489 coletas externas de leite materno. A unidade contou com 155 doadoras que, juntas, contribuíram para a coleta de 220 litros de leite no ano passado. No total, foram atendidos 277 bebês.

Para manter os bons resultados e, principalmente, o atendimento aos prematuros, o Banco de Leite precisa de doação. A unidade funciona no Pró-Mulher (Rua Manuel de OIiveira, 30, Mogilar) e os telefones para informações são 4798-7343 4798-7344.