Eventos marcam o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

25 de abril de 2017

Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma série de ações da Campanha Municipal de Combate à Hipertensão Arterial, prevista na Lei Municipal 6.060/2007. Novas atividades estão programadas para os próximos dias com o objetivo de divulgar formas de prevenir e diagnosticar precocemente novos casos da doença e marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado em 26 de abril.

Nesta quarta-feira (26/04), das 9 às 11 horas, acontece uma palestra educativa sobre hipertensão, prevenção, diagnóstico e dicas de alimentação saudável na unidade de Estratégia Saúde da Família (USF) Jardim Aeroporto II. Das 14 às 16 horas, uma tenda da saúde, com busca ativa de novos casos e orientações ao público, será montada na rua Aeronauta.

Na quinta-feira (27/04), outras unidades promovem ações junto à comunidade. USF Jardim Layr, às 8h30, haverá uma palestra sobre o assunto e aferição de pressão arterial e testes de glicemia o dia inteiro. No PACS Nova Jundiapeba e na USF Jardim Piatã, os grupos educativos e palestras acontecem até sexta-feira (28/04).

“Desde o início do mês estamos realizando ações para promover a prevenção e o diagnóstico precoce da hipertensão”, informa Cice Strelec, coordenadora do Programa Hiperdia. No dia 7 de abril, por exemplo, a equipe esteve no Tiro de Guerra com alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para falar sobre hipertensão na ação global promovida pelo Tiro de Guerra.

O controle e tratamento da hipertensão fazem parte das ações de rotina da Secretaria Municipal de Saúde. A principal iniciativa é o Programa Hiperdia, que atualmente soma mais de 26 mil pacientes cadastrados, entre hipertensos e diabéticos. São consideradas hipertensas as pessoas que apresentam pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. A pressão considerada normal é de 12 por 8 e quem está acima desse índice deve ter mais atenção e procurar orientação profissional. A verificação da pressão arterial pode ser feita em qualquer posto de saúde.

A hipertensão é causada pelo aumento da contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Isso sobrecarrega vários órgãos, como coração, rins e cérebro, podendo levar ao entupimento das artérias, infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

A alimentação inadequada e o sedentarismo são aliados das doenças cardiovasculares. Alguns fatores que podem favorecer o aumento da pressão arterial são idade; obesidade; tabagismo; consumo excessivo de bebidas alcoólicas; excesso de sal; hereditariedade; sedentarismo; ingestão de alimentos gordurosos; diabetes e estresse.

Alguns cuidados podem prevenir a elevação da pressão arterial como a redução da quantidade de sal utilizada na comida, ingestão de frutas e legumes, manutenção de um peso saudável e prática de exercícios físicos. Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento e pode ser controlada por medicamentos oferecidos na rede pública.