Final do 10º Festival Canção será exibida em plataformas virtuais neste sábado

Secretaria de Cultura

12 de maio de 2020
A 10ª edição do Festival da Canção de Mogi das Cruzes foi adaptada para plataformas virtuais e será exibida neste sábado, às 20 horas, no Facebook e Youtube da Prefeitura

Neste sábado (16/05), a partir das 20 horas, o público mogiano poderá assistir virtualmente à final do 10º Festival da Canção de Mogi das Cruzes. O concurso, que é sempre realizado presencialmente, foi remodelado em função da pandemia gerada pelo novo coronavírus e será exibido de forma aberta e gratuita para todos, pelo Facebook e Youtube da Prefeitura de Mogi das Cruzes e também no Facebook e Youtube da Secretaria Municipal de Cultura. Durante a exibição, o público terá a oportunidade de conhecer quem são os vencedores em todas as categorias do festival.

Os vídeos com as apresentações, como explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, foram gravados previamente e enviados por cada um dos artistas que já tinham tido suas canções pré-selecionadas, no início de março. Depois foram submetidos à edição, seguindo o modelo de como costumava acontecer no Theatro Vasques, bem como à análise dos jurados.

Sartori lembra que todos os artistas selecionados para a final já recebem uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 2 mil, pela participação. A ação, portanto, serve como mais uma iniciativa de apoio à classe artística, que sofre diretamente os impactos da quarentena e do fechamento de todos os espaços culturais. Ao mesmo tempo, é mais uma oferta de lazer e entretenimento para as pessoas que estão em casa, cumprindo o isolamento social.

“Além de gerar conteúdo para as pessoas que estão em casa, é mais um recurso que a Prefeitura de Mogi coloca no mercado da cultura, que foi um dos primeiros impactados e certamente será um dos últimos a voltar à normalidade. É, portanto, mais uma ação para minimizar o impacto no setor, com o repasse desse valor, que já estava reservado para essa finalidade”, explica o secretário.

Ao todo, foram selecionadas 17 músicas, sendo 14 de compositores de todo o país e três de artistas mogianos. A melhor canção mogiana da fase final será considerada a vencedora do Prêmio Prata da Casa. Também serão anunciados os vencedores nas modalidades melhor canção, melhor intérprete e melhor arranjo.

“A décima edição do nosso Festival da Canção previa abertura com show da Monica Salmaso e a participação de importantes jurados, como a Consuelo de Paula, Dani Gurgel e José Luiz Camacho. O Sesc era parceiro do festival e arcaria com os custos da apresentação da cantora Monica Salmaso. Estava tudo pronto, porém, infelizmente, com tudo o que aconteceu, tivemos que fazer essa adaptação”, conta Sartori, lembrando, contudo, que canções já tinham sido selecionadas e faltava apenas o dia em que todos os músicos se apresentariam diante dos jurados, para a seleção dos vencedores.

A decisão por dar continuidade ao festival, ainda que no formato digital, deu-se também com o intuito de não perder a continuidade da iniciativa, que já é reconhecida nacionalmente no rol de festivais de música brasileiros. Outro objetivo é não criar sobrecarga na agenda dos equipamentos culturais da cidade para quando esse período de isolamento terminar.

“Passado todo esse momento, queremos os equipamentos culturais da cidade livres e abertos para a sociedade civil e para os artistas que tiveram suas datas canceladas, para que eles possam remarcar e executar suas apresentações”, completa o secretário.

O Festival da Canção de Mogi das Cruzes tem por objetivo incentivar a música popular brasileira, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos e valorizar os artistas, os compositores e intérpretes da música, além de promover o intercâmbio artístico-cultural e revelar novos talentos.

A edição deste ano, de número dez, leva em consideração a realização no município de três festivais de música brasileira nos anos de 1967, 1982 e 2008, que foram incorporados à contagem oficial do número de edições, em respeito e reconhecimento a essa história. (Lívia de Sá)