Formação de professores finaliza preparativos para volta às aulas nesta quinta

06 de fevereiro de 2019

Mais de 46 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes estarão nas salas de aula de escolas e creches da cidade nesta quinta-feira (07/02). De segunda (04/02) à quarta-feira (06/02), 1.292 professores participaram de uma formação no auditório do Cemforpe, em que foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, além de ações de formação, acompanhamento pedagógico e a Proposta Curricular Municipal. No início das aulas serão entregues os kits de material escolar e uniformes.

“Nestes três dias, apresentamos nossas ações aos professores para que eles conheçam melhor o trabalho da Secretaria de Educação frente à rede municipal de ensino e a organização das políticas públicas, que estamos desenvolvendo a partir de nossa parceria com a Fundação Lemann, para este ano letivo que irá impactar diretamente nas salas de aula. Conversamos também sobre o Currículo Municipal que está alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, disse a titular da Pasta, Juliana Guedes.  A formação foi transmitida via internet.

As novas políticas públicas apresentadas pelas equipes de Supervisão de Ensino e do Departamento Pedagógico aos professores na terça-feira (05/02) tratam sobre a avaliação e a formação, além do acompanhamento pedagógico e a observação de sala de aula. “São estratégias que irão contribuir para o planejamento do professor e a reflexão sobre sua prática em sala de aula. Nosso objetivo é seguir avançando no trabalho de qualidade que já é feito pelos nossos educadores”, observou a secretária de Educação.

Nesta quarta-feira (06/02), a Proposta Curricular Municipal foi apresentada em uma mesa redonda por representantes do Comitê Organizador e dos grupos de trabalho que construíram o material. Profissionais das equipes de Supervisão de Ensino, Departamento Pedagógico e das escolas apresentaram as diretrizes para a Educação Infantil e as disciplinas de acordo com a organização da nova BNCC. “O currículo é um documento que deve nortear o trabalho em sala de aula. A partir dele serão estabelecidas as situações de aprendizagem”, disse Mitch Almeida, responsável pela área de Avaliação do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. Os professores também assistiram à palestra “A arte de motivar e influir pessoas”, com a coaching Karina Rodrigues.

A programação de formações para os profissionais da Pasta continuará no dia 6 de março com atividades para os auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e os profissionais das cozinhas das unidades da rede. Em julho deste ano, durante o recesso escolar, haverá uma nova formação que será organizada pelos próprios professores. Durante a formação desta quarta-feira (06/02), a secretária de Educação apresentou um grupo de professores que passaram a integrar o projeto Conectando Saberes, da Fundação Lemann e contribuirão para a elaboração desta formação.

Neste ano, todas as escolas e creches da rede municipal de ensino passaram a contar com equipamentos de informática.  Foram adquiridos 5.106 tablets e chromebooks, que serão usados em diferentes espaços das unidades escolares trazendo a tecnologia para dentro da sala de aula. A ação faz parte do programa Educa + Mogi, que já conta com as carteirinhas de Identificação Estudantil e o Sistema de Gestão Educacional (SGE), responsável pela informatização dos processos da Secretaria Municipal de Educação. (Kelli Correa Brito)