Formação de professores finaliza preparativos para volta às aulas nesta quinta

06 de fevereiro de 2019
Mesa redonda sobre a Proposta Curricular Municipal e palestra motivacional encerraram a formação para 1.292 professores da rede municipal nesta quarta-feira (06/02). (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

Mais de 46 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes estarão nas salas de aula de escolas e creches da cidade nesta quinta-feira (07/02). De segunda (04/02) à quarta-feira (06/02), 1.292 professores participaram de uma formação no auditório do Cemforpe, em que foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, além de ações de formação, acompanhamento pedagógico e a Proposta Curricular Municipal. No início das aulas serão entregues os kits de material escolar e uniformes.

“Nestes três dias, apresentamos nossas ações aos professores para que eles conheçam melhor o trabalho da Secretaria de Educação frente à rede municipal de ensino e a organização das políticas públicas, que estamos desenvolvendo a partir de nossa parceria com a Fundação Lemann, para este ano letivo que irá impactar diretamente nas salas de aula. Conversamos também sobre o Currículo Municipal que está alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, disse a titular da Pasta, Juliana Guedes.  A formação foi transmitida via internet.

As novas políticas públicas apresentadas pelas equipes de Supervisão de Ensino e do Departamento Pedagógico aos professores na terça-feira (05/02) tratam sobre a avaliação e a formação, além do acompanhamento pedagógico e a observação de sala de aula. “São estratégias que irão contribuir para o planejamento do professor e a reflexão sobre sua prática em sala de aula. Nosso objetivo é seguir avançando no trabalho de qualidade que já é feito pelos nossos educadores”, observou a secretária de Educação.

Nesta quarta-feira (06/02), a Proposta Curricular Municipal foi apresentada em uma mesa redonda por representantes do Comitê Organizador e dos grupos de trabalho que construíram o material. Profissionais das equipes de Supervisão de Ensino, Departamento Pedagógico e das escolas apresentaram as diretrizes para a Educação Infantil e as disciplinas de acordo com a organização da nova BNCC. “O currículo é um documento que deve nortear o trabalho em sala de aula. A partir dele serão estabelecidas as situações de aprendizagem”, disse Mitch Almeida, responsável pela área de Avaliação do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. Os professores também assistiram à palestra “A arte de motivar e influir pessoas”, com a coaching Karina Rodrigues.

A programação de formações para os profissionais da Pasta continuará no dia 6 de março com atividades para os auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e os profissionais das cozinhas das unidades da rede. Em julho deste ano, durante o recesso escolar, haverá uma nova formação que será organizada pelos próprios professores. Durante a formação desta quarta-feira (06/02), a secretária de Educação apresentou um grupo de professores que passaram a integrar o projeto Conectando Saberes, da Fundação Lemann e contribuirão para a elaboração desta formação.

Neste ano, todas as escolas e creches da rede municipal de ensino passaram a contar com equipamentos de informática.  Foram adquiridos 5.106 tablets e chromebooks, que serão usados em diferentes espaços das unidades escolares trazendo a tecnologia para dentro da sala de aula. A ação faz parte do programa Educa + Mogi, que já conta com as carteirinhas de Identificação Estudantil e o Sistema de Gestão Educacional (SGE), responsável pela informatização dos processos da Secretaria Municipal de Educação. (Kelli Correa Brito)