Formação sobre o Currículo Paulista reuniu cerca de 600 educadores no Cemforpe

13 de fevereiro de 2020
A secretária de Educação de Mogi das Cruzes, Juliana Guedes, destacou a importância do evento que reuniu cerca de 600 educadores da região no Cemforpe. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

Cerca de 600 educadores das secretarias municipais de Educação do Polo da Grande São Paulo/Leste da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) participaram nesta quinta-feira (13/02), no Cemforpe, da formação de implementação do Currículo Paulista, realizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes em parceria com a instituição.

“Dedicamos este dia ao estudo sobre um documento que foi construído a muitas mãos por representantes de escolas públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo. Temos um espaço em nosso portal com conteúdo para que vocês possam aprofundar os estudos”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. O conteúdo sobre o Currículo Paulista pode ser acessado no portal por meio de um QR Code.

As professoras Rosane Christina G. Antunes e Vanessa Gallo, da Secretaria de Educação de Arujá, iniciaram o encontro com um histórico sobre a construção do documento e os fundamentos pedagógicos. O objetivo do Currículo Paulista foi traduzir as especificidades sociais, econômicas, regionais, culturais e históricas de cada um dos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.

O Polo da Grande São Paulo/Leste da Undime compreende os municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Salesópolis, Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel. A formação foi ministrada também por educadores de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano, que foram capacitados pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), da Secretaria Estadual de Educação. (Kelli Correa Brito)