Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes participa de reunião sobre Rota da Luz

Fundo Social

22 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participou, nesta quarta-feira (20/09), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, de uma reunião com a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, a equipe técnica da Secretaria de Turismo do Estado e representantes dos municípios pertencentes à Rota da Luz. Lançada em 2016, a Rota da Luz faz parte do Programa Caminha São Paulo e soma 201 quilômetros de caminhada com saída de Mogi das Cruzes até Aparecida, no Vale do Paraíba.

No encontro, o grupo discutiu melhorias e ações para o próximo mês de outubro, quando o fluxo de turistas deve aumentar em função dos festejos pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. “O objetivo é oferecer todas as condições necessárias para que os peregrinos possam cumprir o percurso com tranquilidade e segurança”, explicou Karin Melo.

A Rota da Luz foi criada para oferecer aos romeiros uma alterativa de percurso mais segura para chegar a Aparecida, possibilitando, além da contemplação, reflexão e o fortalecimento da fé, o conhecimento das paisagens, da história e das riquezas naturais das cidades percorridas ao longo do caminho. Anteriormente, o trajeto mais utilizado pelos caminhantes era a Rodovia Presidente Dutra, uma das mais movimentadas do país.

Além de Mogi das Cruzes, a nova rota passa por mais oito cidades e o caminho é totalmente formado por estradas secundárias. Após os 27,2 quilômetros de Mogi das Cruzes, os participantes percorrem 19,9 quilômetros em Guararema em direção à Santa Branca. A estrada seguinte tem 30,9 quilômetros e leva até Paraibuna. Continuando por mais 30,8 quilômetros, o peregrino chega em Redenção da Serra, que está a 33,5 quilômetros de Taubaté. O percurso segue sentido Pindamonhangaba, depois, são 23,1 quilômetros para chegar à Roseira, onde começa a parte final do trajeto rumo à Aparecida, em uma caminhada de 26 quilômetros.

Todo o percurso é sinalizado com placas indicativas e os caminhantes podem registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code (código quadrado em 2D que pode ser escaneado pela câmera fotográfica do celular), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site www.rotadaluz.com.br. No endereço, os caminhantes também encontram informações sobre as cidades participantes, diversas orientações e alternativas do passaporte impresso e digital.