Fundo Social faz última cerimônia de formatura do ano com 555 alunos

Fundo Social

10 de dezembro de 2018

O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participaram, na tarde desta segunda-feira (10/12), da última solenidade de formatura dos cursos do Fundo Social de 2018. Ao todo, foram 555 pessoas formadas, em cursos diversos oferecidos na Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI) e também no Polo Regional da Escola de Beleza, na Vila Brasileira.

Com mais esta formatura, o Fundo Social chega a quase 1.500 alunos formados neste ano, triplicando o total de 2017, que foi de 464 alunos.

“Hoje é o dia da realização de um sonho mesmo, pois conseguimos capacitar quase 1.500 pessoas neste ano e pudemos ver, por meio desses cursos, vocações nascendo. Só com  conhecimento conseguimos transformar vidas. Contem sempre com o Fundo Social e lembrem-se: esse certificado que vocês recebem hoje não é apenas um pedaço de papel. Nele está depositado todo nosso carinho, nosso empenho e nossos votos de que vocês consigam evoluir cada vez mais”, destacou Karin.

O prefeito Marcus Melo destacou o grande compromisso que a atual Administração tem com a capacitação profissional e a orientação das pessoas rumo ao mercado de trabalho. “No ano passado dobramos o número de formandos com relação ao ano anterior e agora em 2018 conseguimos triplicar, em comparação com 2017. Isso mostra que Mogi é uma cidade que quer aprender e o que estamos fazendo sempre é visando facilitar a vida das pessoas. Esta é nossa meta e por isso temos a Escola de Empreendedorismo, a Sala do Empreeendedor, o Crescer e o Fundo Social”, pontuou.

A cerimônia foi marcada por discursos emocionantes de alunos que receberam seus certificados, como Andreia Panão, que acaba de concluir o curso de construção civil. “Lugar de mulher não é esquentando a barriga na beira do fogão. É onde ela quiser estar. Sou podóloga, sou artesã e agora sou pedreira. E tudo que eu faço tem que ser perfeito, pois foi assim que aprendi”, frisou.

Marcela Jesus, que já está em seu quarto curso e agora se forma em depilação e design de sobrancelha, também falou sobre a alegria de viver este momento. “Tenho honra de dizer que sou mogiana, pois está e uma cidade que nos oferece oportunidades asssim. Muito obrigada a todos. Estou no meu quarto curso e no ano que vem estarei de volta”, garantiu.

Dos alunos formados hoje, 366 fizeram aulas no Polo Regional da Escola de Beleza e 189 fizeram parte das primeiras turmas da Escola de Empreendedorismo e Inovação. Só hoje, formaram-se 26 turmas, de 12 cursos. São eles: depilação e design de sobrancelhas, manicure e pedicure, assistente de cabeleireiro, corte e costura, maquiagem, construção civil, Mãos na Massa, gastronomia, minioficinas, pequenos reparos, Natal Espetacular e Costurando o Futuro.

Esses dois últimos cursos foram garantidos a partir da parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo, que mandou Regiane Fernandes para a cerimônia, representando a presidente do FUSSESP e primeira-dama do Estado, Lúcia França.

Do curso do construção civil, que também foi uma novidade de 2018, Karin destacou que as mulheres representaram a grande maioria dos formandos. "Foi uma agradável surpresa ver o engajamento das mulheres e a vontade de aprender uma profissão que no passado era desempenhada apenas por homens. Isso mostra a força das mulheres mogianas e também como esses cursos são necessários", frisou.

Os cursos foram oferecidos em parceria com o programa Crescer, da Secretaria de Educação, que providencia os monitores das turmas. No caso das turmas da Escola de Empreendedorismo, todos puderam contar com o respaldo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que já atende no mesmo prédio, com ensinamentos sobre os primeiros passos para abrir o próprio negócio.

Também marcaram presença no evento a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, a secretária-adjunta de Gestão Pública, Eliana Mangini. o gerente do escritório regional do Sebrae, Sérgio Gromick, a diretora do Departamento de Educação Não-Formal da Secretaria de Educação, Ana Claudia Montemor e o vereador Jean Lopes.  (Lívia de Sá)