Fundo Social recebe doações e cadastra voluntários para ajudar pessoas em necessidade

Fundo Social

24 de março de 2020
As pessoas podem doar alimentos, produtos de higiene e limpeza e também algumas roupas sem precisar sair do carro, na sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente

Em meio à situação gerada pela disseminação do Coronavírus e as medidas adotadas pela Prefeitura no sentido de evitar aglomerações, muitas pessoas têm manifestado a vontade de ajudar a quem precisa. Por isso, o Fundo Social de Mogi das Cruzes montou um sistema, por meio do qual as doações serão recebidas no prédio da rua Braz Cubas, 470, onde está a sede da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a partir desta terça-feira (24/03). 

As pessoas podem doar qualquer item que entendam como necessário, porém a prioridade do momento são alimentos e/ou cestas básicas e produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica – esses últimos são fortes aliados no combate ao vírus. Após recebido, esse material passará por uma triagem e será encaminhado para famílias em situação de vulnerabilidade social, conforme o cadastro já existente no Fundo Social de Mogi das Cruzes. 

Quem quiser contribuir de outra forma, como ajudando os idosos com compras no supermercado ou farmácia, pode se cadastrar, a partir do site da Prefeitura, no programa Família Solidária. Ao fazer o cadastro, a pessoa informa seus dados pessoais e também suas aptidões e/ou o público que deseja atender. A partir disso, é feita uma seleção e os voluntários passarão a ser acionados para o que for necessário. O cadastro é gratuito e pode ser feito a qualquer instante, de forma online.

Cadastre-se aqui

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, lembra que já há voluntários do programa Família Solidária atuando, em especial em casas de abrigo de idosos. "Já estamos atuando em entidades que atendem idosos, como a Vila Dignidade, por exemplo, disponibilizando voluntários para fazer compras para eles, porque a maioria dos idosos ali não têm mais vínculos familiares. Ontem já fizemos essa ação e repetiremos quantas vezes forem necessárias, não só na Vila Dignidade, como em todos os outros asilos", pontua. 

O Fundo Social destaca que tomará todos os cuidados necessários no que diz respeito ao contato físico e ao manuseio dos itens recebidos, desde o recebimento até a entrega para as famílias e comunidades contempladas, tendo em vista os protocolos sanitários que visam a contenção da disseminação do vírus. 

Quem quiser mais detalhes deve entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone 4798-5143, Whatsapp 97407-8411 ou o e-mail fundosocial@pmmc.com.br. Vale lembrar que o atendimento presencial na sede do Fundo Social, assim como nos demais setores da Prefeitura, estão temporariamente suspensos. (Lívia de Sá)