Guarda Municipal prende homem com drogas e celulares no Botujuru

Secretaria de Segurança

24 de maio de 2019

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes surpreendeu, no final da noite desta quinta-feira (23/05), um homem com drogas e celulares no bairro do Botujuru. O suspeito, que já possuía passagens pela polícia por roubo, foi encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde foi elaborado boletim de ocorrência. Ele ficou à disposição da Justiça.

A ocorrência aconteceu quando os guardas municipais realizam rondas pelo bairro. De acordo com o relato, ao notar a presença da viatura, o suspeito deixou o lugar que estava, dispensando objetos pelo chão. Após a abordagem, foram encontrados com o homem três telefones celulares e um alicate.

No local, os guardas municipais também encontraram drogas, sendo 18 invólucros com maconha e sete com crack.

“A Prefeitura vem investindo no fortalecimento da Guarda Municipal, buscando ampliar a sensação de segurança da população, com um trabalho integrado com as polícias. Estas ações são realizadas tanto na região central quanto nos bairros de Mogi das Cruzes, como neste caso, ocorrido no Botujuru”, destacou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

O secretário lembrou que há cerca de 10 dias, quatro homens foram detidos enquanto tentavam furtar uma loja, na praça Oswaldo Cruz, no Centro. Já no início do mês, um procurado pela Justiça foi preso por tráfico de drogas em um terreno próximo à Unidade Básica de Saúde da Vila Natal.

Entre as ações desenvolvidas está a entrega de 27 novas viaturas, entre automóveis e motocicletas, para a Guarda Municipal. A corporação também recebeu, no mês de março, 40 novos guardas municipais. Para este ano, há a previsão para a contratação de mais 40 agentes.

A Guarda Municipal também ganhou grupos específicos de atuação. Este trabalho foi iniciado em 2017, com a criação das Rondas Escolares, que atuam nas regiões das escolas municipais. Já no ano passado, foram criadas a Patrulha Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher, e a Patrulha Rural, voltada às estradas vicinais e regiões mais afastadas, além do reforço no trabalho das Rondas Ostensivas com Motocicletas (Romo).

Outra ação importante é a ampliação do monitoramento por câmeras na cidade. Desde 2017, 17 novas câmeras já foram incorporadas à Ciemp, sendo 10 câmeras no Distrito Industrial do Taboão, (parceria com a Agestab), no Parque Centenário, Sabaúna, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Industrial, passarela da rua Padre João (Centro) e Praça da Liberdade (Jundiapeba). A Prefeitura também está iniciando a instalação de 23 novas câmeras, com investimento de cerca de R$ 500 mil. (Luiz Maritan)