Guarda Municipal realiza operação de segurança na região do Centro Cívico

Secretaria de Segurança

19 de agosto de 2019
Ação da Guarda Municipal foi realizada no encontro da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães com a rua Narciso Lucarini, na região do Centro Cívico

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes realizou na noite da última sexta-feira (16/08) uma operação especial na região do encontro da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães com a rua Narciso Lucarini, no Centro Cívico. A ação tem como objetivo inibir o consumo de drogas, o tráfico de entorpecentes e evitar problemas a moradores e comerciantes causados pela grande aglomeração de pessoas na região, que concentra diversos bares e é frequentada por jovens.

O trabalho também contou com a participação da Polícia Militar e do Detran, que realizaram ações de fiscalização para coibir embriaguez ao volante, com a utilização do bafômetro.

“As ações na região dos bares do Centro Cívico estão sendo realizadas para atender diversas reclamações que a Prefeitura vem recebendo. Este trabalho vai continuar a ser realizado até o final de setembro”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

Na operação, viaturas e agentes da Guarda Municipal chegam ao local no início da noite, antes do período de maior movimentação. Os guardas monitoram a movimentação de pessoas e atuam de forma preventiva para evitar problemas ou práticas que sejam contrárias à legislação.

“A própria presença da Guarda Municipal no local já inibe as situações que causam problemas e que são os alvos de reclamações da população junto à Prefeitura. O balanço desta operação foi amplamente positivo porque o objetivo foi alcançado, que era o de evitar as ações de tráfico e consumo de entorpecentes”, destacou a comandante da corporação, Thais Nascimento.

Ela lembrou ainda que a Guarda Municipal realiza outras ações aos finais de semana, evitando ações como os pancadões. “Temos operações em conjunto com a Polícia Militar, que é parceira neste trabalho para manter a ordem em nossa cidade”, disse.

A população pode fazer denúncias pelo telefone 153, da Ciemp, ou pode registrar reclamações pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal.

Direção Segura

A Polícia Militar e o Detran também realizaram ações do programa Direção Segura, que fiscaliza o consumo de álcool por motoristas. O trabalho foi desenvolvido na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, na região próxima aos bares, e na avenida das Orquídeas, entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba.

No total, foram realizados 343 testes e 14 motoristas foram autuados, sendo um por flagrante de embriaguez e 13 por recusa de fazer o teste do bafômetro.

Prisão

Ainda na tarde desta sexta-feira (16/08), a Guarda Municipal deteve um homem procurado pela Justiça na Praça da Juventude, no distrito de Braz Cubas. O caso foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, onde foi registrado boletim de ocorrência.

A ação aconteceu após abordagem de dois homens realizada por guardas municipais. Após consulta, foi verificado que ambos tinham passagem pela Polícia por roubo e que um deles era procurado pela Justiça.