Hospital de Mogi das Cruzes promove palestras sobre saúde e segurança da mulher

Secretaria de Saúde

15 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

Nesta sexta-feira (15), o Hospital de Mogi das Cruzes (HMMC) encerrou as atividades voltadas para a Semana da Mulher, que foram realizadas durante toda a semana entre os dias 11 e 15 de março. O evento, destinado às colaboradoras, contou com palestras e ações de cuidado e orientações ao longo da semana onde foram abordados temas como saúde e direto da mulher.

O último dia da ação contou com uma palestra da consultora de imagem e estilo Suellen Sartorato, que deu orientações sobre moda. Com dicas de alimentação, a nutricionista Himiki Hayashida explicou a importância dos alimentos para a saúde. “A alimentação da mulher é direcionada para a prevenção, como de doenças vasculares, câncer, osteoporose e dificuldades na menopausa”, destacou.

A presidente da ONG Recomeçar, a advogada Rosana Pieruccetti, participou do terceiro dia da programação. A especialista orientou as colaboradoras em uma roda de conversa. “A mulher precisa assumir o seu espaço, as coisas só mudam quando ocupam os lugares”, ressaltou. Durante a palestra, a advogada relatou os casos de violência contra a mulher que já atendeu e apresentou o trabalho realizado pela ONG Recomeçar, que atende vítimas de violência doméstica. A organização conta com uma casa abrigo que cuida dos casos.

No primeiro dia da ação, no dia 11, a abertura da programação foi realizada pelo médico Danilo Ennes, coordenador da Ginecologia do hospital. “As mulheres vivem mais, pois vão ao médico. A partir dos 40 anos, a principal preocupação é com os tumores, como das mamas e colo de útero. O câncer de ovário é o de menor incidência, ocorre em 0,4% da população feminina”, apontou. Ao fim da palestra, as colaboradoras puderam tirar dúvidas com o especialista.

A psicóloga Eliana Portela participou da programação na terça-feira e tratou sobre a autoestima e empoderamento feminino. Além da palestra, as colaboradoras puderam aproveitar uma sessão de maquiagem. “O empoderamento precisa vir de dentro para fora, a mulher tem que ter autoconfiança naquilo que faz. Você precisa se reinventar todo o dia e buscar o que traz felicidade”, ressaltou a psicóloga.

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) é gerenciado pela Pró-Saúde.