Ilha Marabá recebe mutirão de limpeza para reinauguração, que será nesta quinta, às 10h

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

25 de junho de 2019

A Ilha Marabá, tradicional equipamento de educação ambiental de Mogi das Cruzes, será reaberta nesta quinta-feira (27/06), às 10 horas, após passar por um cuidadoso trabalho de reforma. O espaço, com 13,4 mil metros quadrados, recebeu uma grande reforma interna, com nova pintura, reparos na alvenaria e a troca de todo o madeiramento da ponte sobre o Rio Tietê. Também foram instaladas uma nova TV, um telão e wi-fi para internet. A reinauguração faz parte da programação do Junho Verde.

Na segunda-feira (23/06), estudantes do Curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) fizeram um grande mutirão de limpeza na Ilha Marabá e coletaram 12 sacos de lixo com 100 litros de material cada um Com a participação da coordenadora do curso de Biologia da UMC, Vivian Schimidt, os alunos recolheram garrafas pet, sacos plásticos, copos e vários tipos de resíduos.

Com as recentes cheias do rio Tietê, esse material, que estava boiando no Tietê, acabou ficando retido dentro da Ilha Marabá. O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que infelizmente algumas pessoas ainda tem o hábito de jogar lixo nas ruas e não se dão conta de que um dos destinos desse material é sempre a água.

“A Ilha Marabá é um espaço de educação ambiental e esta ação com os alunos foi muito positiva, além de sinalizar o trabalho que realizaremos daqui para frente, após a reinaguração do espaço”, frisa. Haverá visitas monitoradas no local, feitas pelos alunos das redes municipal, estadual e particular, mediante agendamento. Nessas visitas, os estudantes são guiados por um monitor e aprendem na prática sobre o ecossistema do rio Tietê, conhecendo as plantas e animais existentes no local.

O diretor André Miragaia observa que é necessário desenvolver o sentimento de indignação nos jovens: “A participação dos estudantes nos mutirões de limpeza já realizados pela Secretaria do Verde está mudando comportamentos e trazendo mais conscientização. As ações despertaram nos jovens a percepção e o incomodo com o lixo jogado pelas ruas”, comentou.

A proposta da secretaria com os mutirões agora é promover outras ações no segundo semestre do ano. A coordenadora Vivian Schimdt comentou que para os estudantes de Biologia a experiência foi muito enriquecedora:

“É muito bom colocar os estudantes da universidade em contato direto com os problemas ambientais da cidade, conhecendo melhor suas realidades e fortalecendo o processo de formação e cidadania. De nossa parte estaremos sempre a postos para participar de mais iniciativas promissoras como essas que a Prefeitura tem proporcionado”, diz. Participaram da ação os alunos Rodrigo Horas Arrais, Mariana de Freitas, Letícia Mendes, Amanda dos Santos e Michael Krabe.

Junho Verde

Também na quinta-feira (27/06) será realizada a soltura de peixes nativos do Tietê com o professor Alexandre Hilsdorf, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). A programação do Junho Verde vai até o próximo domingo, dia 30. As atrações incluem uma Caminhada pelo Parque Municipal (no sábado, a partir das 8 horas), e o passeio ciclístico interparques (entre o Centenário e o Leon Feffer, no domingo, com saída às 8 horas). (Marco Aurélio Sobreiro)