Inscrições abertas para visita monitorada ao Parque Municipal neste domingo, dia 23

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

18 de setembro de 2018

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está com inscrições abertas para uma visita monitorada ao Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo, que acontecerá no dia 23 de setembro, a partir das 9 horas. Os passeios contam com monitores e incluem trilhas na reserva mogiana, que faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Com limite de 120 pessoas por dia, as visitas são gratuitas e proporcionam às pessoas a oportunidade de conhecer um local onde existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos.

O agendamento de visitas ao Parque Municipal é feito pelo telefone 4798-5959 e é confirmado após a formação de grupos. É preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a febre amarela. No dia da visita, a recomendação é para que os participantes venham com calça, camisa e tênis confortáveis, além de trazerem repelentes, lanche e água.

Importância ambiental

No início do século passado, a serra foi o primeiro ponto de abastecimento de água de Mogi das Cruzes. Já nas décadas de 70 e 80, o parque funcionou como área de lazer para os mogianos, com lagos artificiais e um dos maiores e mais conhecidos teleféricos do País. A estrutura foi desmontada e desde a década de 90 o parque foi destinado ações de educação ambiental. O reconhecimento como Unidade de Conservação veio em 2009.

Em junho, mais uma conquista. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Itapeti. O próximo passo é a elaboração de um decreto estadual, que oficializará a nova reserva de Mogi das Cruzes.

Na prática, a criação da APA trará benefícios como reforço no patrulhamento pela Polícia Ambiental e o aumento no repasse de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – o ICMS ecológico – para a cidade. A serra possui 5,1 mil hectares, dos quais 97% estão no município de Mogi das Cruzes. Outros 2% encontram-se em Suzano e 1%, em Guararema. (Marco Aurélio Sobreiro)