Instalação de lâmpadas LED beneficiará 50 mil mogianos e economizará R$ 944,5 mil/ano

Secretaria de Obras

10 de agosto de 2020
Nova iluminação da avenida Francisco Rodrigues Filho foi instalada na primeira etapa do trabalho, que continua agora, beneficiando as ruas do Centro (Ney Sarmento/PMMC)

Como parte do Programa Ilumina Mogi, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está realizando a segunda etapa do trabalho de substituição de lâmpadas convencionais por modelos LED, que são mais eficientes e econômicos. A Secretaria Municipal de Obras executa o trabalho e esta segunda etapa prevê trocas na área central, além das principais avenidas e praças. O investimento é de R$ 4.342.857,47 e beneficiará um total de 50 mil mogianos. A economia com as novas lâmpadas é estimada em R$ 944.506,59 ao ano. No total, serão trocadas 4.665 luminárias.

“A iluminação com lâmpadas LED deixa a cidade mais segura e ainda proporciona economia, pois elas são mais eficientes e gastam menos. Com ruas melhor iluminadas, a Polícia e a Guarda Municipal trabalham em uma situação mais favorável, da mesma forma que facilita o trabalho de monitoramento com câmeras e inibe o vandalismo”, afirma o prefeito Marcus Melo.

Nos próximos dias, devem ser beneficiadas a avenida Governador Adhemar de Barros (entre a saída da passagem subterrânea e a rua Gustavo Vieira de Lima), a rua Olegário Paiva (entre a Navajas e a Coronel Cardoso de Siqueira) e a Antônio Cândido Alvarenga (entre a Coronel Cardoso de Siqueira e a Narciso Yague). Além disso, nesta segunda etapa já foram beneficiadas ruas como a Flaviano de Melo, a Barão de Jaceguai e a Ricardo Vilella. (veja a listagem completa com as ruas beneficiadas no final desta página)

A terceira etapa do trabalho continuará beneficiando as avenidas da cidade. Ela prevê investimentos de R$ 1.894.472,66, que ainda estão sendo buscados pela Administração Municipal, com a troca de 2.035 lâmpadas. As vias que serão beneficiadas na terceira etapa serão a Carlos Barattino, Yoshiteru Onishi, Manoel de Oliveira, Dante Jordão Stoppa, Lothar Waldemar Hoene, José Meloni, Prefeito Carlos Ferreira Lopes, João XXIII, Valentina Mello Freire, Mogi-Bertioga, Julio Simões e Álvaro de Campos Carneiro.

Vale lembrar que o trabalho de substituição de lâmpadas já teve sua primeira etapa, que beneficiou as entradas da cidade, com um investimento de R$ 2.346.638,70 e um total de 685 luminárias LED instaladas. Foram atendidas a rua Cabo Diogo Oliver e a entrada da rodovia Mogi-Dutra, além das avenidas Francisco Rodrigues Filho, Miguel Gemma, Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e Kaoru Hiramatsu. A quarta etapa beneficiará os bairros e ainda está em fase de estudos, que definirão os locais e vias beneficiadas. (Marco Aurélio Sobreiro)