Junho Verde terá lives sobre metas da ONU e Plano da Mata Atlântica

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

03 de junho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e as recomendações para evitar aglomerações, o Junho Verde 2020 não terá atividades abertas ao grande público. Por isso, para atingir o maior número possível de pessoas, mas sem contato físico, a Prefeitura de Mogi das Cruzes fará duas transmissões ao vivo (lives) pelo Facebook (facebook.com/prefeituramogi) nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/06), sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e para apresentação do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), respectivamente.

A primeira live será às 15h desta quinta-feira, com a advogada Patrícia Barbosa Fazano, que tem extensa atuação na área de meio ambiente e é especialista em direito ambiental, educação ambiental e gestão ambiental. Ela abordará os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pelas Nações Unidas como parte de uma nova agenda lançada em 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável.

Na sexta-feira, 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), às 10h, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, e o diretor de Políticas Públicas em Educação Ambiental, André Miragaia, apresentarão o Plano Municipal da Mata Atlântica, após o período de consulta pública.

Antes do prazo para análise e sugestões, o documento havia sido apresentado em novembro do ano passado. O Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) proporciona uma série de informações sobre o meio ambiente da cidade. Instituído pelo artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (11.428/06), é um instrumento legal que direciona a ação dos municípios na conservação e recuperação da vegetação nativa do bioma.

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) foi parceira na elaboração do estudo, que traz números, gráficos e imagens da realidade ambiental. O plano trouxe uma série de dados inéditos e desenvolveu um Mapa de Calor da cidade, segundo a cobertura arbórea. As informações já têm auxiliado a Prefeitura a realizar ações de plantio de árvores, priorizando as regiões com menor cobertura verde.

Comemoração
O Junho Verde é um mês de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é oficialmente celebrado em 5 de junho. Iniciado em 2017, chega a sua quarta edição em 2020. (Julio Nogueira)