Manutenção na rede elétrica deixará abastecimento de água intermitente no Parque Varinhas e Nove de Julho

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

29 de março de 2017

Os bairros Parque das Varinhas e Jardim Nove de Julho, no distrito de Jundiapeba, ficarão sem energia elétrica das 8h30 às 13h30 da próxima sexta-feira (31/03), devido a uma manutenção emergencial na linha de transmissão, que será realizada pela Cooperativa de Eletrificação que aquela região da cidade. Em função disso, o fornecimento de água ficará intermitente (com interrupções).

Para amenizar o problema, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) enviará caminhões-pipa. A normalização do abastecimento está prevista para a noite.

O sistema de abastecimento desses bairros é composto de poços artesianos, casas de química para tratamento da água, reservatórios e rede de distribuição, num total de 1.100 ligações (aproximadamente 4.400 pessoas), sendo 580 ligações no Parque Varinhas e 520 no Nove de Julho.

Devido à intermitência no abastecimento, a autarquia pede aos moradores que utilizem água de forma racional, reduzindo o tempo de banho, evitando lavar carros e quintais e combatendo o desperdício ao executar as tarefas domésticas indispensáveis como a lavagem de louças e roupas.

Quem possui caixa d’água em casa não sentirá os efeitos. Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção ou intermitência no fornecimento de água, principalmente nos locais mais altos ou que trabalham por redes bombeadas, onde é necessário mais tempo para que o abastecimento seja normalizado.

A reservação de 200 litros diários para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para ao menos mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água da rua. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115. (Julio Nogueira)