Marcus Melo busca novos investimentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento

22 de novembro de 2017
Marcus Melo se reuniu com o diretor-presidente do BID, Hugo Flores, e destacou a importância de investimentos em infraestrutura e saneamento (Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo se reuniu, na tarde desta terça-feira (21/11), com o diretor-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Hugo Flores. Durante o encontro, que aconteceu em São Paulo, o prefeito recebeu informações sobre os programas de financiamento mantidos pela instituição e fez uma apresentação de projetos da cidade para os setores de infraestrutura e saneamento.

“Com o atual momento econômico, sabemos que as fontes de recursos estão reduzidas em todos os órgãos, mas é importante que o município esteja preparado para o futuro. Esta conversa faz parte desta aproximação, visando novos investimentos para Mogi das Cruzes”, afirmou Marcus Melo, que esteve acompanhado dos secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, e de Finanças, Aurilio Caiado, além do vereador Antonio Lino.

O prefeito lembrou que outras reuniões com os executivos do banco deverão ser agendadas e que a cidade possui prioridades nos setores de mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento básico. Estes investimentos fazem parte das diretrizes traçadas pelo Plano Diretor e preparam a cidade para o futuro.

Um dos exemplos de projetos é a continuação das Via Perimetral, com a construção dos trechos restantes, que ligam a rodovia Mogi-Guararema à rodovia Mogi-Salesópolis e a rodovia Mogi-Salesópolis à rodovia Mogi-Bertioga. O projeto original desta obra é da década de 1980 e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo fará uma atualização, adequando às novas normas e necessidades atuais.

Outra meta é avançar no sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Atualmente, 95% do esgoto produzido na cidade é coletado e 61% é tratado. A meta da administração municipal para os próximos anos é a coleta de 96% e o tratamento de 71% do esgoto.

“Nosso foco principal são as obras estruturantes de infraestrutura e saneamento básico, porque são ações que podem melhorar muito a qualidade de vida dos mogianos. Mas, o município também está aberto a parcerias que possam trazer benefícios para a população em diversas áreas”, disse.

As ações de aproximação do município com o BID começaram em agosto, durante a missão oficial aos Estados Unidos que teve a participação do prefeito. Na ocasião, Marcus Melo participou de uma reunião na sede da instituição, em Washington, com a participação do  consultor sênior para o Brasil e o Suriname, Artur Cardoso de Lacerda.