Marcus Melo participa de evento sobre retomada do projeto de alça do Rodoanel na região

Gabinete

17 de maio de 2018

O prefeito Marcus Melo participou, na tarde desta quinta-feira (17/05), da visita do governador Márcio França à região do Alto Tietê. Durante o evento, realizado em Suzano, foi autorizada a retomada do projeto de implantação da alça de acesso do Rodoanel Mário Covas para a SP-66, entre os municípios de Suzano e Poá.

“A nova alça beneficiará Mogi das Cruzes porque oferecerá uma ligação direta da cidade com o Rodoanel. Com a construção da avenida das Orquídeas, que está em andamento e deve ser entregue no início do ano que vem, esta ligação será ainda mais facilitada”, destacou Marcus Melo.

Com a autorização, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) adotará medidas junto à concessionária SPMar, que opera o Trecho Leste do Rodoanel, para que os projetos da alça sejam revisados e atualizados, verificando adequações necessárias, aprovações de projetos funcionais e executivos, e revisão de licenciamento ambiental. A previsão é que estes trâmites possam ser superados até o segundo semestre de 2019 e que as obras a serem executadas tenham prazo de 12 meses e investimento de R$ 65 milhões, que serão de responsabilidade da concessionária, uma vez que a alça constava do contrato original da obra.

“Primeiro, precisa fazer um projeto básico. Não dá para começar uma obra sem o projeto. Mas esse (acesso) é um valor muito inferior, em relação a outros”, explicou Márcio França, que não descartou estudos para um outro acesso em Suzano, pela estrada dos Fernandes. “Não foi descartado, vamos fazer primeiro o mais barato para depois fazer o segundo, que é o mais caro. Não é descartado, vamos fazer em duas etapas. Faz primeiro, sempre, o mais barato que é mais fácil”, disse.

Atualmente, os motoristas que estão na SP-66 conseguem acessar o Rodoanel em Poá, mas quem quer fazer o contrário precisa acessar a rodovia Ayrton Senna. Com a nova alça, quem estiver no Rodoanel poderá sair diretamente para a SP-66.

Além da autorização para a retomada do projeto de construção da alça, o governador também assinou convênios para obras de infraestrutura urbana e de iluminação com as cidades de Suzano, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Santa Isabel e Salesópolis, além de prestação de serviços da Sabesp em Suzano.

Também participaram do evento o secretário estadual de Logística e Transportes, Mário Mondolfo, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Benedito Braga, a diretora-presidente da Sabesp, Karla Bertocco, os deputados estaduais Estevam Galvão de Oliveira, Luiz Carlos Gondim Teixeira e André do Prado, o deputado federal Márcio Alvino, o presidente do Condemat e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, além de prefeitos da região, da Grande São Paulo e interior. (Luiz Maritan)