Marcus Melo se reúne com Ministro do Esporte e discute programas e investimentos para Mogi das Cruzes

Secretaria de Esportes e Lazer

23 de novembro de 2017

O prefeito Marcus Melo participou, no final da tarde desta quarta-feira (22/11), de uma audiência com o ministro dos Esportes, Leonardo Picianni. Durante o encontro, foram discutidos investimentos federais para Mogi das Cruzes, com o desenvolvimento de programas como o Segundo Tempo e Seleções do Futuro, que buscam o incentivo à prática esportiva.

A audiência foi agendada com a participação do deputado federal Baleia Rossi e também contou com a presença do vereador Mauro Araújo.

“A reunião foi bastante positiva. A prática de esporte é importante para a formação dos nossos jovens e também auxilia na melhoria da saúde e qualidade de vida para adultos e idosos. Temos vários projetos que vão beneficiar os mogianos e contamos com a participação do Governo Federal para colocá-los em prática”, destacou Marcus Melo.

Entre os assuntos discutidos está a implementação do programa Segundo Tempo em Mogi das Cruzes. A proposta desenvolvida pela Prefeitura foi classificada na primeira colocação no estado de São Paulo. O investimento para o programa seria de R$ 733 mil, sendo R$ 718,5 mil provenientes do Ministério do Esporte e o restante em contrapartida municipal.

Pela proposta, o programa teria sete núcleos, que trabalharão com modalidades como futsal, capoeira e atletismo. As atividades seriam implantadas na Praça da Juventude, Vila Jundiaí, Vila Cintra, Jundiapeba, Jardim Piatã, Jardim Margarida e Jardim Aeroporto. A capacidade de atendimento será de 700 crianças e jovens, com idades entre 7 e 17 anos. De acordo com a proposta, o programa terá duração de dois anos, sendo um prazo de seis meses para sua implementação.

Também foi discutida a vinda para Mogi das Cruzes do programa Seleções do Futuro, voltado ao incentivo à prática de futebol. O projeto prevê a implantação de cinco núcleos de treinamento de base, voltados a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, alunos da rede pública de ensino.

A proposta prevê investimento de R$ 834 mil, entre recursos federais e contrapartida municipal. Os núcleos deverão ser implementados em Braz Cubas, Jundiapeba, Biritiba Ussú, Taiaçupeba e no Conjunto Jefferson.

Pelc

O prefeito também aproveitou a audiência para agradecer ao ministro a regularização dos repasses para o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). O Governo Federal já fez pagamento da parcela que faltava da execução do programa, no valor de cerca de R$ 900 mil. Durante este ano, a Prefeitura chegou a arcar com os custos com recursos próprios.

O Pelc é uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Ministério do Esporte. Ao todo, em Mogi das Cruzes, são dez núcleos e sete subnúcleos em diversas regiões da cidade. Cada unidade tem capacidade para atender até 400 pessoas, totalizando 4.000 participantes.

São oferecidas aulas de iniciação esportiva, artes marciais, instrumentos musicais, hip hop, pintura e grafite, entre outras. A programação de atividades é definida de acordo com as características de cada bairro atendido, com opções para crianças, jovens, adultos e idosos.

Centro de Iniciação ao Esporte

A Prefeitura e o Ministério dos Esportes também trabalham para a implantação de um Centro de Iniciação ao Esporte, que será construído no parque Leon Feffer, no distrito de Braz Cubas. O processo de licitação está em andamento, na administração municipal.

O investimento previsto para a obra é de R$ 5,4 milhões, sendo R$ 3,8 milhões provenientes de repasse federal e R$ 1,6 milhão de contrapartida do município.

O objetivo é que o espaço é oferecer atividades de iniciação esportiva e de treinamento voltado ao alto rendimento, estimulando a formação de novos atletas. Em Mogi das Cruzes, a intenção é que o centro seja voltado à prática de judô, modalidade tradicional na cidade.