Membros da Cipa tomam posse para mandato 2018-2019; grupo atua na prevenção de acidentes

Secretaria de Gestão Pública

13 de junho de 2018
Vice-prefeito Juliano Abe participou da cerimônia de posse (Foto: Junio Lago/PMMC)

Os novos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) da Prefeitura de Mogi das Cruzes, eleitos em maio, tomaram posse na manhã desta quarta-feira (13/06), para o mandato 2018/2019. A Cipa da Prefeitura é formada por 26 membros, sendo 13 eleitos e 13 indicados pela Administração Municipal. O presidente e a vice serão, respectivamente, os servidores Sidnei Francisco de Souza (Secretaria Municipal de Segurança) e Gisele Aparecida Rodrigues Coelho (Educação)

A comissão tem como atribuições identificar os riscos do processo de trabalho; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho e realizar, periodicamente, verificações no ambiente e condições de trabalho, entre outras.

A Cipa foi instituída pela Lei Municipal nº 6.270, de 16 de junho de 2009. Outra atribuição da comissão é organizar, todos os anos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

Entre outras iniciativas, a Cipa faz trabalhos de conscientização, como palestras e ações práticas sobre o uso do equipamento de proteção individual (EPI), bem como orientação para as secretarias quanto à segurança e proteção no trabalho.

Participaram da cerimônia de posse o vice-prefeito Juliano Abe, o secretário municipal de Gestão Pública, Marcos Regueiro, e o coordenador de Recursos Humanos, Sérgio Decaro. (Julio Nogueira)